Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: Trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho da Silva, V.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31277
Resumo: Com o desiderato de contribuir para o alargamento do conhecimento sociológico sobre os adultos pouco escolarizados que, apesar das mais recentes iniciativas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, têm permanecido fora da educação formal, apresentam-se os primeiros resultados da etapa qualitativa, de uma investigação empírica orientada por uma estratégia de métodos mistos, dirigida especificamente a este segmento da população portuguesa. Incidindo sobre os indivíduos que têm ficado fora da educação formal e na sua relação com a aprendizagem, reuniram-se contributos teóricos sobre contextos, disposições e reflexividades, tendo sido centrais os conceitos de habitus e de disposições (Bourdieu e Lahire), e a abordagem conceptual e empírica em torno das reflexividades (Archer/ Caetano). Norteada pela abordagem biográfica captaram-se, sincrónica e diacronicamente trajetórias (individuais; redes de sociabilidade), motivos de afastamento, projeções futuras e reflexividades. Atestou-se o peso dos contextos de origem sobre a relação deste segmento com a aprendizagem.
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