Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Rita do Carmo Correia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4732
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_e8776dc17597cea6132f5c56cac60a25
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemáticaAtribuições causaisInsucessoSucessoMatemáticaCausal attributionsUnsuccessSuccessMathsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalO insucesso escolar na matemática é um tema sempre actual no sistema de educação português. Na sociedade, pais, professores e alunos, questionam-se acerca das causas de uma elevada taxa de insucesso a matemática. É um tema que tem vindo a despertar um crescente interesse na investigação em Educação. Posto isto, é necessário compreender as causas deste insucesso. Esta investigação pretende analisar as atribuições causais dos alunos do 9ºano face ao (in)sucesso a matemática. Serão estas causas semelhantes consoante o estatuto escolar do aluno? Serão semelhantes às causas atribuídas pelos professores? Para analisar estas questões elaborámos um questionário com o objectivo de analisar as atribuições causais dos alunos face ao (in)sucesso a matemática, a fim de os alunos do 9ºano de escolaridade responderam, e posteriormente analisar detalhadamente os resultados. Verificámos que, as atribuições causais variam para o sucesso e insucesso escolar, e que, relativamente á opinião de professores e alunos também ficou demonstrado que há diferenças nas causas atribuídas pelos diferentes actores. Por fim, quanto ao estatuto escolar, evidenciou-se diferenças significativas para as atribuições face ao insucesso, ou seja, os alunos com sucesso e insucesso a matemática têm opiniões diferentes acerca das causas do insucesso na disciplina, mas em contrapartida face ao sucesso os alunos convergem as suas opiniões. Posto isto, pode-se depreender onde se encontram as lacunas e lançar bases para poder intervir junto dos alunos e professores futuramente, de modo a aumentar a taxa de sucesso na matemática.Educational unsuccess in Maths is a continuous current issue in the Portuguese educational system. In society, parents, teachers and students question themselves about the causes of a high rate of unsuccess in Maths. It’s a theme that has been exciting a growing interest in research in Education. For that reason, it is necessary to understand the causes of such unsuccess. This research endeavours to analyse the causal attributions of 9th grade students towards (un)success in Maths. Are these causes similar according to the student’s school status? Are them similar to the causes attributed by teachers? In order to analyse these issues, we made a questionnaire which was answered by 9th grade students with the objective of analyse the students’ causal attributions towards (un)success in Maths. The results were afterwards analysed in detail. We were able to conclude that the causal attributions vary regarding educational success and unsuccess and that, in students and teachers’ opinions, there are differences in causes stated by the different roles. Finally, concerning school status, we found significant differences in attributions face unsuccess, that is, students with success and unsuccess in Maths have different opinions regarding the causes of the unsuccess at that subject. On the contrary, students converge their opinions concerning success. Therefore, we can infer where these gaps occur and to cast the bases that will allow us to act among students and teachers in the future so that we may increase the rate of success in Maths.Monteiro, VeraRepositório do ISPAMendes, Ana Rita do Carmo Correia2016-06-23T10:23:15Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:28Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:35.025385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
title Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
spellingShingle Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
Mendes, Ana Rita do Carmo Correia
Atribuições causais
Insucesso
Sucesso
Matemática
Causal attributions
Unsuccess
Success
Maths
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
title_full Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
title_fullStr Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
title_full_unstemmed Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
title_sort Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática
author Mendes, Ana Rita do Carmo Correia
author_facet Mendes, Ana Rita do Carmo Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Rita do Carmo Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Atribuições causais
Insucesso
Sucesso
Matemática
Causal attributions
Unsuccess
Success
Maths
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Atribuições causais
Insucesso
Sucesso
Matemática
Causal attributions
Unsuccess
Success
Maths
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2016-06-23T10:23:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4732
url http://hdl.handle.net/10400.12/4732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130086260080640