Escola artivista: um espaço de encontro positivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gante, Sandra Isabel dos Santos Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10056
Resumo: Dissertação de natureza científica apresentada à Escola Superior de Teatro e Cinema, para obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade
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Procuram dar resposta aos novos desafios sociais, recorrendo a uma informalidade organizativa e relacional, através de narrativas constituídas em acções de identidade cultural. Tanto a psicologia como o teatro trazem consigo concepções e expectativas sobre a comunidade e apresentam formas específicas de as activar, convocar e de as compor. Ambas trabalham o desejo de comunidade, dando consistência ao colectivo. Ambas compreendem que o desejo de comunidade não é o desejo de afirmação ou de fortalecimento da sua identidade, mas o desejo de abrir espaço para a passagem dos devires que ela comporta. A aproximação intencional entre a psicologia positiva e o teatro procurará estabelecer um encontro que os reinvente e potencie mutuamente, redimensionando os seus limites através de uma partilha de forças e de afectos. Por um lado, a psicologia positiva, focalizada no positivo e no funcional, na sua exploração das formas como a vida se organiza no espaço e tempo, como acompanha as pluralidades e as diferenças que podem ser encontradas num território, como cartografa as suas virtualidades, as suas linhas de fuga, onde se permite experimentar o dissenso, os vazios de sentido e a partilha do comum; por outro, um teatro onde a vida seja posta em cena, não no sentido de ser explicada, mas de ser reinventada, de compor novas partilhas, novas formas de experimentar a vida e que se afirme como vector de transformação social. É no sentido de integrar uma filosofia positiva e apreciativa na comunidade educativa que acredito ser possível a construção de um modelo de desenvolvimento comunitário que perspective a arte do teatro e das metodologias expressivas como mecanismos primordiais de actuação, quer ao nível da identificação e consciencialização dos factores de sucesso diagnosticados, quer na forma como podem ser dinamizados processos de real transformação comunitária.ABSTRACT - The research in the field of Theater and Community produces and enhances an transversal mobilization of diferent areas of knowledge and methods, that depending on their nature and goalsartistic, social, cultural, educational or development, make this kind of research wide open to the new education and positive communitary psychology paradigmas. Their poetics implie the understanding of the needs and the expectations of groups and communities based on participatory processes. They intend to give answers to new social challenges, using an organizational and relational informality, through narratives constituted by actions of cultural identity. Psychology and Theather bring along conceptions and expectations about community and they bring several ways to activate, compose and call the community. Both of them enable the existence of communities and they give meaning to the conjoint. They are aware that the desire of the collective is not a desire of a particular identity, it is the will of giving space to the obligattions of the community. The intentional nearness between positive psychology and theater will seek to establish a commom point that reinvents and mutually reinforces them, resizing their limits through sharing strengths and affections. On one hand, positive psychology is focused on the positive, the functional, exploring how life is organized in time and space, as it accompanies the pluralities and differences that can be found in a territory, how it draws its virtualities, its escape lines, where it is allowed to experience dissent, the voids of meaning and the common. On the other hand a theater where life is put on the scene, not in the sense of being explained, but of being reinvented, composing new shares, new ways of experiencing life, and affirming itself as a vector of social transformation. It is in the sense of integrating a positive and appreciative philosophy in the educational community that I believe is possible to build a community development model that looks at the art of theater and expressive methodologies as the primary mechanisms of action, both in the identification and awareness of factors successfully diagnosed, as well as the way processes of real community transformation can be dynamized.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoRCIPLGante, Sandra Isabel dos Santos Alves2019-05-24T15:38:38Z2019-05-172019-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10056TID:202247511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:32.912239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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