Publicidade ou o ser-corpo da filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Helena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59924
Resumo: [Excerto] As práticas, os usos, os discursos e as representações compõem algumas das dimensões de discussão e análise do fenómeno publicitário, tão diversas quanto complexas. O presente número da revista Comunicação e Sociedade procura, precisamente, conceder espaço à pluralidade de abordagens e à inevitável multidisciplinaridade que uma tal área de estudos exige. Tratando-se de uma especialidade académica ainda relativamente jovem em Portugal, tanto ao nível do ensino como ao nível da investigação, a publicidade tem-se prestado porém, sobretudo mais recentemente, a frequentes estudos de natureza múltipla: ora pautados pela preocupação com a eficácia comunicativa, e como tal particularmente interessados em contribuir para o desenvolvimento das práticas profissionais da actividade, ora pautados pelo objectivo da simples compreensão das experiências e dos usos, em termos de percepção e de interacção por parte dos cidadãos e consumidores ou, ainda, estudos pautados pela análise da mensagem publicitária, desdobrando-se esta última perspectiva, quer sobre o registo formal, quer sobre o registo semântico-referencial, o que inclui, entre outras, a abordagem linguística, mas também a análise do discurso.
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