As estratégias de melhoramento da comunicação de saúde na plataforma WeChat
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18834 |
Resumo: | Na contemporaneidade, com base na intensidade da utilização da internet, a grande quantidade de informação médica está a ser generalizada por os medias sociais. Neste contexto, os novos media cumprem o papel central na comunicação de saúde, tornando-nos mais responsáveis por própria saúde. Na China, cada vez mais chineses costumam a usar WeChat, que é a maior plataforma das redes sociais, para obter as informações médicas na vida quotidiana. Por isso, a questão que se coloca é: como aumenta a eficiência da comunicação de saúde em WeChat? Através de análises dos dados do questionário online e de quatros contas públicas selecionadas em WeChat, fez-se uma discussão que se reflete as vantagens, as oportunidades, os problemas e os desafios encontrados no processo de comunicação de saúde em WeChat. A conclusão revela que a utilização de WeChat na comunicação de saúde incentiva a divulgação de conhecimentos médicos mais profundamente e este fenómeno está a afetar os chineses com os efeitos positivos. Mas, ainda existem muitos problemas flagrantes, incluindo falta de credibilidade e o excesso de rumores e anúncios. Perante a situação acima, as estratégias propostas indicam um reforço da supervisão, melhoramento da qualidade dos conteúdos e complemento dos serviços de saúde em WeChat. |
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As estratégias de melhoramento da comunicação de saúde na plataforma WeChatSociologia da saúdeComunicaçãoInformação científica e técnicaInternetRede socialQualidade da informaçãoChinaHealth communicationEffect, WeChatNew mediaNa contemporaneidade, com base na intensidade da utilização da internet, a grande quantidade de informação médica está a ser generalizada por os medias sociais. Neste contexto, os novos media cumprem o papel central na comunicação de saúde, tornando-nos mais responsáveis por própria saúde. Na China, cada vez mais chineses costumam a usar WeChat, que é a maior plataforma das redes sociais, para obter as informações médicas na vida quotidiana. Por isso, a questão que se coloca é: como aumenta a eficiência da comunicação de saúde em WeChat? Através de análises dos dados do questionário online e de quatros contas públicas selecionadas em WeChat, fez-se uma discussão que se reflete as vantagens, as oportunidades, os problemas e os desafios encontrados no processo de comunicação de saúde em WeChat. A conclusão revela que a utilização de WeChat na comunicação de saúde incentiva a divulgação de conhecimentos médicos mais profundamente e este fenómeno está a afetar os chineses com os efeitos positivos. Mas, ainda existem muitos problemas flagrantes, incluindo falta de credibilidade e o excesso de rumores e anúncios. Perante a situação acima, as estratégias propostas indicam um reforço da supervisão, melhoramento da qualidade dos conteúdos e complemento dos serviços de saúde em WeChat.In contemporary, with a higher density use of internet, social media has become a significant canal for the communication of medical information. In this context, new media play an important role during the health communication, making individuals more responsible for their health. Now, more and more Chinese has been using WeChat, which is the most popular social media in China, to obtain medical information. So, the question is how to improve the effect of health communication on WeChat? This dissertation proposes the effective strategies based on the data from two sources: questionnaire online and four health official accounts selected on WeChat, by discussing the advantages, disadvantages, opportunities and challenges of this process. The conclusion reveals that the combination of WeChat and health communication not only obtains their certain positive results, but also has many problems and difficulties, such as lack of credibility and excessive rumor and publicity. In the light of the situation referred to above, all the strategies need to do is to improvement of content quality, complement of health services and strengthening of supervision.2020-07-17T00:00:00Z2019-07-18T00:00:00Z2019-07-182019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18834TID:202264351porCheng Chenginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:24Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:06.145989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na contemporaneidade, com base na intensidade da utilização da internet, a grande quantidade de informação médica está a ser generalizada por os medias sociais. Neste contexto, os novos media cumprem o papel central na comunicação de saúde, tornando-nos mais responsáveis por própria saúde. Na China, cada vez mais chineses costumam a usar WeChat, que é a maior plataforma das redes sociais, para obter as informações médicas na vida quotidiana. Por isso, a questão que se coloca é: como aumenta a eficiência da comunicação de saúde em WeChat? Através de análises dos dados do questionário online e de quatros contas públicas selecionadas em WeChat, fez-se uma discussão que se reflete as vantagens, as oportunidades, os problemas e os desafios encontrados no processo de comunicação de saúde em WeChat. A conclusão revela que a utilização de WeChat na comunicação de saúde incentiva a divulgação de conhecimentos médicos mais profundamente e este fenómeno está a afetar os chineses com os efeitos positivos. Mas, ainda existem muitos problemas flagrantes, incluindo falta de credibilidade e o excesso de rumores e anúncios. Perante a situação acima, as estratégias propostas indicam um reforço da supervisão, melhoramento da qualidade dos conteúdos e complemento dos serviços de saúde em WeChat. |
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