Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luís Miguel Pereira da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47693
Resumo: O comércio de retalho é considerado por muitos como um dos mais importantes do mundo e provavelmente dos mais dinâmicos e com maior competitividade numa economia. Nos últimos tempos, derivado às evoluções da população, as dinâmicas no comércio de retalho têm-se alterado, levando-o a adaptar-se aos novos hábitos de consumo e necessidades. Assim, uma empresa que tenha o objetivo de maximizar os rendimentos tem de se atualizar e usar novas técnicas empresariais, senão torna-se pouco competitiva. As empresas pretendem antecipar cenários futuros e planear da melhor maneira o mercado, de modo a ganhar vantagens em comparação com a concorrência. A competitividade neste tipo de comércio de retalho encontra-se normalmente associado à procura pela localização ideal, com objetivo de maximizar lucro, levou que os sistemas de informação geográfica começassem a auxiliar no processo de tomada de decisão. O GeoMarketing é uma ferramenta fundamental, permitindo às empresas reforçar e potenciar os seus recursos, estudando localizações potenciais para implementar os seus serviços, aumentando desta forma a probabilidade de um negócio obter sucesso. O objetivo principal deste estágio realizado na empresa CBRE é a caraterização da dinâmica do comércio de rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto. Para isso, foi fundamental efetuar um levantamento de dados acerca dos estabelecimentos de comércio de rua, através da aplicação (App) Colletor for ArcGIS, que permitiu desde logo ter os dados recolhidos no ArcGIS online. A utilização de tarefas (Tasks) possibilitou realizar um processo automatizado, que permite validar e unir os temas, a passagem dos dados para o trimestre anterior e a atualização de dados. Assim, foi possível realizar um conjunto de análises para entender as dinâmicas e padrões no comércio de rua para as diversas zonas de Lisboa e Porto, nomeadamente sobre os setores de atividade, segmentos, status e Clusters.
id RCAP_e899e93de4ece818823a08bfa02b19ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e PortoLocalizaçãoComércio de RuaGeoMarketingColletor for ArcGISGeografiaModelação territorialComércioSIGO comércio de retalho é considerado por muitos como um dos mais importantes do mundo e provavelmente dos mais dinâmicos e com maior competitividade numa economia. Nos últimos tempos, derivado às evoluções da população, as dinâmicas no comércio de retalho têm-se alterado, levando-o a adaptar-se aos novos hábitos de consumo e necessidades. Assim, uma empresa que tenha o objetivo de maximizar os rendimentos tem de se atualizar e usar novas técnicas empresariais, senão torna-se pouco competitiva. As empresas pretendem antecipar cenários futuros e planear da melhor maneira o mercado, de modo a ganhar vantagens em comparação com a concorrência. A competitividade neste tipo de comércio de retalho encontra-se normalmente associado à procura pela localização ideal, com objetivo de maximizar lucro, levou que os sistemas de informação geográfica começassem a auxiliar no processo de tomada de decisão. O GeoMarketing é uma ferramenta fundamental, permitindo às empresas reforçar e potenciar os seus recursos, estudando localizações potenciais para implementar os seus serviços, aumentando desta forma a probabilidade de um negócio obter sucesso. O objetivo principal deste estágio realizado na empresa CBRE é a caraterização da dinâmica do comércio de rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto. Para isso, foi fundamental efetuar um levantamento de dados acerca dos estabelecimentos de comércio de rua, através da aplicação (App) Colletor for ArcGIS, que permitiu desde logo ter os dados recolhidos no ArcGIS online. A utilização de tarefas (Tasks) possibilitou realizar um processo automatizado, que permite validar e unir os temas, a passagem dos dados para o trimestre anterior e a atualização de dados. Assim, foi possível realizar um conjunto de análises para entender as dinâmicas e padrões no comércio de rua para as diversas zonas de Lisboa e Porto, nomeadamente sobre os setores de atividade, segmentos, status e Clusters.The retail trade is regarded by many as one of the most important in the world and probably the most dynamic and with the highest competitiveness in an economy. In recent times, derived from population developments, the dynamics in retail trade have changed, leading it to adapt to new consumption habits and needs. Thus, a company that aims to maximize income has to update itself and use new business techniques, Otherwise it becomes uncompetitive. Companies intend to anticipate future scenarios and plan the market in the best way, in order to gain advantages compared to the competition. Competitiveness in this type of retail trade is usually associated with the search for the ideal location, in order to maximize profit, has led to geographic information systems beginning to assist in the decision-making process. GeoMarketing is a key tool, enabling companies to strengthen and enhance their resources, studying potential locations to implement their Services, thus increasing the probability of a business succeeding. The main objective of this internship at CBRE is to characterize the dynamics of high street commerce in a real estate perspective on the main axes of Lisbon and Porto. For this, it was essential to carry out a survey of data about street shopping establishments, through the Colletor for ArcGIS app, which allowed to have the data collected in ArcGIS online. The use of Task's made it possible to carry out an automated process, which allows validating and merging the themes, the data passing to the previous quarter and the data updating. Thus, it was possible to perform a set of analyses to understand the dynamics and patterns in street trade for the various areas of Lisboa and Porto, in particular on sectors of activity, segments, status and Clusters.Rocha, JorgeRepositório da Universidade de LisboaLopes, Luís Miguel Pereira da Silva2021-05-07T09:06:50Z2021-04-192021-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47693TID:202720365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:42.067250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
title Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
spellingShingle Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
Lopes, Luís Miguel Pereira da Silva
Localização
Comércio de Rua
GeoMarketing
Colletor for ArcGIS
Geografia
Modelação territorial
Comércio
SIG
title_short Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
title_full Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
title_fullStr Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
title_full_unstemmed Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
title_sort Modelação da dinâmica do Comércio de Rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto
author Lopes, Luís Miguel Pereira da Silva
author_facet Lopes, Luís Miguel Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Jorge
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luís Miguel Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Localização
Comércio de Rua
GeoMarketing
Colletor for ArcGIS
Geografia
Modelação territorial
Comércio
SIG
topic Localização
Comércio de Rua
GeoMarketing
Colletor for ArcGIS
Geografia
Modelação territorial
Comércio
SIG
description O comércio de retalho é considerado por muitos como um dos mais importantes do mundo e provavelmente dos mais dinâmicos e com maior competitividade numa economia. Nos últimos tempos, derivado às evoluções da população, as dinâmicas no comércio de retalho têm-se alterado, levando-o a adaptar-se aos novos hábitos de consumo e necessidades. Assim, uma empresa que tenha o objetivo de maximizar os rendimentos tem de se atualizar e usar novas técnicas empresariais, senão torna-se pouco competitiva. As empresas pretendem antecipar cenários futuros e planear da melhor maneira o mercado, de modo a ganhar vantagens em comparação com a concorrência. A competitividade neste tipo de comércio de retalho encontra-se normalmente associado à procura pela localização ideal, com objetivo de maximizar lucro, levou que os sistemas de informação geográfica começassem a auxiliar no processo de tomada de decisão. O GeoMarketing é uma ferramenta fundamental, permitindo às empresas reforçar e potenciar os seus recursos, estudando localizações potenciais para implementar os seus serviços, aumentando desta forma a probabilidade de um negócio obter sucesso. O objetivo principal deste estágio realizado na empresa CBRE é a caraterização da dinâmica do comércio de rua numa perspetiva imobiliária nos principais eixos de Lisboa e Porto. Para isso, foi fundamental efetuar um levantamento de dados acerca dos estabelecimentos de comércio de rua, através da aplicação (App) Colletor for ArcGIS, que permitiu desde logo ter os dados recolhidos no ArcGIS online. A utilização de tarefas (Tasks) possibilitou realizar um processo automatizado, que permite validar e unir os temas, a passagem dos dados para o trimestre anterior e a atualização de dados. Assim, foi possível realizar um conjunto de análises para entender as dinâmicas e padrões no comércio de rua para as diversas zonas de Lisboa e Porto, nomeadamente sobre os setores de atividade, segmentos, status e Clusters.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07T09:06:50Z
2021-04-19
2021-04-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47693
TID:202720365
url http://hdl.handle.net/10451/47693
identifier_str_mv TID:202720365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134543021604864