Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marta Sofia Jacinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3230
Resumo: O aumento exponencial da esperança média de vida tornou a população dos países industrializados cada vez mais envelhecida, aumentando também a incidência das doenças associadas ao envelhecimento. O declínio cognitivo é uma consequência normal do processo de envelhecimento, no entanto este declínio pode evoluir e tornar-se patológico, dando origem a doenças degenerativas como as demências. O estradiol é uma hormona sexual com conhecida ação neuroprotetora, que pode retardar ou atenuar os efeitos do declínio da capacidade cognitiva, existindo vários estudos a demonstrar a sua ação benéfica na função cognitiva das mulheres. Neste estudo pretendeu-se perceber como se caracterizam as alterações cognitivas ao longo do envelhecimento e a partir de que idade se manifestam as alterações nos diferentes parâmetros avaliados, e também verificar se o nível sanguíneo de estradiol se relaciona com o desempenho cognitivo nas mulheres. Para isso foram avaliadas 162 mulheres com o Mini Exame do Estado Mental e foi doseado o seu nível de estradiol sérico. Com os resultados obtidos verificou-se que o declínio da capacidade cognitiva ocorre principalmente a partir dos 66 anos. Também se verificou neste estudo uma dispersão dos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental pelos grupos de mulheres com mais de 65 anos, parecendo indicar que existem mulheres que apesar de cronologicamente idosas apresentam um desempenho cognitivo semelhante ao de mulheres mais jovens, enquanto outras mostram alterações evidentes a esse nível. De acordo com o expectável observou-se uma diminuição significativa dos níveis de estradiol nos grupos acima dos 56 anos, idade correspondente à entrada na menopausa. No entanto não foi possível relacionar o nível sérico de estradiol com o desempenho cognitivo, sendo necessária a realização de novos estudos com um número de amostras mais significativo.
id RCAP_e89ad49ce22b49320dd208cf1beaea43
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?Envelhecimento - Mulheres - Aspectos fisiológicosEnvelhecimento - Mulheres - NeuroprotecçãoO aumento exponencial da esperança média de vida tornou a população dos países industrializados cada vez mais envelhecida, aumentando também a incidência das doenças associadas ao envelhecimento. O declínio cognitivo é uma consequência normal do processo de envelhecimento, no entanto este declínio pode evoluir e tornar-se patológico, dando origem a doenças degenerativas como as demências. O estradiol é uma hormona sexual com conhecida ação neuroprotetora, que pode retardar ou atenuar os efeitos do declínio da capacidade cognitiva, existindo vários estudos a demonstrar a sua ação benéfica na função cognitiva das mulheres. Neste estudo pretendeu-se perceber como se caracterizam as alterações cognitivas ao longo do envelhecimento e a partir de que idade se manifestam as alterações nos diferentes parâmetros avaliados, e também verificar se o nível sanguíneo de estradiol se relaciona com o desempenho cognitivo nas mulheres. Para isso foram avaliadas 162 mulheres com o Mini Exame do Estado Mental e foi doseado o seu nível de estradiol sérico. Com os resultados obtidos verificou-se que o declínio da capacidade cognitiva ocorre principalmente a partir dos 66 anos. Também se verificou neste estudo uma dispersão dos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental pelos grupos de mulheres com mais de 65 anos, parecendo indicar que existem mulheres que apesar de cronologicamente idosas apresentam um desempenho cognitivo semelhante ao de mulheres mais jovens, enquanto outras mostram alterações evidentes a esse nível. De acordo com o expectável observou-se uma diminuição significativa dos níveis de estradiol nos grupos acima dos 56 anos, idade correspondente à entrada na menopausa. No entanto não foi possível relacionar o nível sérico de estradiol com o desempenho cognitivo, sendo necessária a realização de novos estudos com um número de amostras mais significativo.Baltazar, Graça Maria FernandesuBibliorumRibeiro, Marta Sofia Jacinto2015-04-10T09:06:53Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.645631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
title Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
spellingShingle Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
Ribeiro, Marta Sofia Jacinto
Envelhecimento - Mulheres - Aspectos fisiológicos
Envelhecimento - Mulheres - Neuroprotecção
title_short Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
title_full Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
title_fullStr Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
title_full_unstemmed Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
title_sort Caracterização das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento em mulheres: correlação com os níveis de estradiol?
author Ribeiro, Marta Sofia Jacinto
author_facet Ribeiro, Marta Sofia Jacinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baltazar, Graça Maria Fernandes
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marta Sofia Jacinto
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento - Mulheres - Aspectos fisiológicos
Envelhecimento - Mulheres - Neuroprotecção
topic Envelhecimento - Mulheres - Aspectos fisiológicos
Envelhecimento - Mulheres - Neuroprotecção
description O aumento exponencial da esperança média de vida tornou a população dos países industrializados cada vez mais envelhecida, aumentando também a incidência das doenças associadas ao envelhecimento. O declínio cognitivo é uma consequência normal do processo de envelhecimento, no entanto este declínio pode evoluir e tornar-se patológico, dando origem a doenças degenerativas como as demências. O estradiol é uma hormona sexual com conhecida ação neuroprotetora, que pode retardar ou atenuar os efeitos do declínio da capacidade cognitiva, existindo vários estudos a demonstrar a sua ação benéfica na função cognitiva das mulheres. Neste estudo pretendeu-se perceber como se caracterizam as alterações cognitivas ao longo do envelhecimento e a partir de que idade se manifestam as alterações nos diferentes parâmetros avaliados, e também verificar se o nível sanguíneo de estradiol se relaciona com o desempenho cognitivo nas mulheres. Para isso foram avaliadas 162 mulheres com o Mini Exame do Estado Mental e foi doseado o seu nível de estradiol sérico. Com os resultados obtidos verificou-se que o declínio da capacidade cognitiva ocorre principalmente a partir dos 66 anos. Também se verificou neste estudo uma dispersão dos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental pelos grupos de mulheres com mais de 65 anos, parecendo indicar que existem mulheres que apesar de cronologicamente idosas apresentam um desempenho cognitivo semelhante ao de mulheres mais jovens, enquanto outras mostram alterações evidentes a esse nível. De acordo com o expectável observou-se uma diminuição significativa dos níveis de estradiol nos grupos acima dos 56 anos, idade correspondente à entrada na menopausa. No entanto não foi possível relacionar o nível sérico de estradiol com o desempenho cognitivo, sendo necessária a realização de novos estudos com um número de amostras mais significativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-10
2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-10T09:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3230
url http://hdl.handle.net/10400.6/3230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344069373952