Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072 |
Resumo: | Parece-nos necessário iniciar uma profunda reflexão sobre o que se entende por alfabetizar no século XXI nas sociedades desenvolvidas. Podemos dizer que, no essencial, sabemos qual o sentido dos processos de alfabetização e o significado da alfabetização nos países que denominamos em vias de desenvolvimento. O Relatório do Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas disponibiliza dados interessantes sobre a situação da educação e da cultura nos países africanos, asiáticos e da América do Sul, onde o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões é desigual. Evidentemente, a situação dos países e das pessoas no nosso contexto - a União Europeia, basicamente - não é a mesma. Não obstante, existem dados alarmantes no que concerne as pessoas que tradicionalmente consideramos analfabetas, se não entrarmos neste momento noutras distinções. |
id |
RCAP_e8b020a3e0fc9a53705824fa226ab2fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexãoParece-nos necessário iniciar uma profunda reflexão sobre o que se entende por alfabetizar no século XXI nas sociedades desenvolvidas. Podemos dizer que, no essencial, sabemos qual o sentido dos processos de alfabetização e o significado da alfabetização nos países que denominamos em vias de desenvolvimento. O Relatório do Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas disponibiliza dados interessantes sobre a situação da educação e da cultura nos países africanos, asiáticos e da América do Sul, onde o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões é desigual. Evidentemente, a situação dos países e das pessoas no nosso contexto - a União Europeia, basicamente - não é a mesma. Não obstante, existem dados alarmantes no que concerne as pessoas que tradicionalmente consideramos analfabetas, se não entrarmos neste momento noutras distinções.Conselho Cultural da Universidade do Minho2019-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072Forum; N.º 37 (2005); 51-700871-0422reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072/2240Ramos, Emílio Luís Lucio-Villegasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-23T16:55:38Zoai:journals.uminho.pt:article/2072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:30.928500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
title |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
spellingShingle |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão Ramos, Emílio Luís Lucio-Villegas |
title_short |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
title_full |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
title_fullStr |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
title_full_unstemmed |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
title_sort |
Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão |
author |
Ramos, Emílio Luís Lucio-Villegas |
author_facet |
Ramos, Emílio Luís Lucio-Villegas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Emílio Luís Lucio-Villegas |
description |
Parece-nos necessário iniciar uma profunda reflexão sobre o que se entende por alfabetizar no século XXI nas sociedades desenvolvidas. Podemos dizer que, no essencial, sabemos qual o sentido dos processos de alfabetização e o significado da alfabetização nos países que denominamos em vias de desenvolvimento. O Relatório do Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas disponibiliza dados interessantes sobre a situação da educação e da cultura nos países africanos, asiáticos e da América do Sul, onde o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões é desigual. Evidentemente, a situação dos países e das pessoas no nosso contexto - a União Europeia, basicamente - não é a mesma. Não obstante, existem dados alarmantes no que concerne as pessoas que tradicionalmente consideramos analfabetas, se não entrarmos neste momento noutras distinções. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072 |
url |
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072 https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072/2240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Cultural da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Cultural da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Forum; N.º 37 (2005); 51-70 0871-0422 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131539479461888 |