Repensando a alfabetização no século XXI: Algumas propostas de reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Emílio Luís Lucio-Villegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2072
Resumo: Parece-nos necessário iniciar uma profunda reflexão sobre o que se entende por alfabetizar no século XXI nas sociedades desenvolvidas. Podemos dizer que, no essencial, sabemos qual o sentido dos processos de alfabetização e o significado da alfabetização nos países que denominamos em vias de desenvolvimento. O Relatório do Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas disponibiliza dados interessantes sobre a situação da educação e da cultura nos países africanos, asiáticos e da América do Sul, onde o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões é desigual. Evidentemente, a situação dos países e das pessoas no nosso contexto - a União Europeia, basicamente - não é a mesma. Não obstante, existem dados alarmantes no que concerne as pessoas que tradicionalmente consideramos analfabetas, se não entrarmos neste momento noutras distinções.
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