Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39392 |
Resumo: | Reflexão sobre a pedagogia e a didáctica jesuítica das humanidades latinas a partir dum conjunto de regras inéditas (uma espécie de mini "ratio studiorum") contidas num códice dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo (ANTT, Livro 312 da Mesa da Consciência e Ordens). |
id |
RCAP_e8d8a6e0ceed133bd1a574eff97a1c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticávelPedagogia jesuíticaColégios jesuítasReflexão sobre a pedagogia e a didáctica jesuítica das humanidades latinas a partir dum conjunto de regras inéditas (uma espécie de mini "ratio studiorum") contidas num códice dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo (ANTT, Livro 312 da Mesa da Consciência e Ordens).ColibriRepositório da Universidade de LisboaBarbosa, Manuel José De Sousa2019-09-02T09:47:40Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39392porManuel Barbosa, "Os Jesuítas e o ensino do Latim: Lições actuais de uma didáctica impraticável", Clássica, boletim de pedagogia e cultura, 20 (1994), 271-2870870-0141info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:14:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:54.960979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
title |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
spellingShingle |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável Barbosa, Manuel José De Sousa Pedagogia jesuítica Colégios jesuítas |
title_short |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
title_full |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
title_fullStr |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
title_full_unstemmed |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
title_sort |
Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticável |
author |
Barbosa, Manuel José De Sousa |
author_facet |
Barbosa, Manuel José De Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Manuel José De Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia jesuítica Colégios jesuítas |
topic |
Pedagogia jesuítica Colégios jesuítas |
description |
Reflexão sobre a pedagogia e a didáctica jesuítica das humanidades latinas a partir dum conjunto de regras inéditas (uma espécie de mini "ratio studiorum") contidas num códice dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo (ANTT, Livro 312 da Mesa da Consciência e Ordens). |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z 2019-09-02T09:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39392 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Manuel Barbosa, "Os Jesuítas e o ensino do Latim: Lições actuais de uma didáctica impraticável", Clássica, boletim de pedagogia e cultura, 20 (1994), 271-287 0870-0141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134332476981248 |