Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mauro César
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4804
Resumo: A Matemática chegou ao novo milênio sendo responsabilizada por grande parte da exclusão nos sistemas escolares brasileiros. Tal situação requer dos cursos de Licenciatura em Matemática uma profunda reflexão sobre a formação do professor de Matemática que irá atuar nas escolas de educação básica. Dentro da Educação Matemática, atualmente, a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino é vista como uma alternativa viável para conduzir o aluno à construção do conhecimento. Nessa metodologia, o aluno é orientado a participar da construção do conhecimento sob a supervisão do professor, que o conduz através de questionamentos à formalização de ideias que solucionem situações-problemas. Este trabalho procura saber o que percebem os professores de Matemática que lecionam em Escolas Públicas da educação básica do Estado de Sergipe sobre a metodologia da resolução de problemas, através de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada, fundamentada em autores como Polya, D’Ambrósio, Dante, Fiorentini, entre outros.
id RCAP_e8e110f66f595e2a70e4e73e94dc863a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemasEDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAMETODOLOGIAS DE ENSINOBRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGEDUCATIONAL METHODOLOGIESBRAZILA Matemática chegou ao novo milênio sendo responsabilizada por grande parte da exclusão nos sistemas escolares brasileiros. Tal situação requer dos cursos de Licenciatura em Matemática uma profunda reflexão sobre a formação do professor de Matemática que irá atuar nas escolas de educação básica. Dentro da Educação Matemática, atualmente, a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino é vista como uma alternativa viável para conduzir o aluno à construção do conhecimento. Nessa metodologia, o aluno é orientado a participar da construção do conhecimento sob a supervisão do professor, que o conduz através de questionamentos à formalização de ideias que solucionem situações-problemas. Este trabalho procura saber o que percebem os professores de Matemática que lecionam em Escolas Públicas da educação básica do Estado de Sergipe sobre a metodologia da resolução de problemas, através de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada, fundamentada em autores como Polya, D’Ambrósio, Dante, Fiorentini, entre outros.The Mathematics arrived at the new age being responsible for a great part of the exclusion in the Brazilian pertaining to school systems. This situation requires of the High courses of Mathematics a deep reflection on the formation of the professor of Mathematics that will teach in the schools of basic education. Inside the Mathematical Education, currently, the use of the Resolution of Problems as education methodology is seen as a viable alternative to lead the pupil to the construction of the knowledge. Through this methodology, the pupil is guided to participate of the construction of the knowledge under the supervision of the professor, who leads it through questionings the construction of ideas that solve situation-problems. This study seeks to ascertain what mathematics teachers who teach in public schools of basic education in the State of Sergipe perceive of the methodology of solving problems, through qualitative research and with the application of semi-structured interviews, supported by authors such as Polya, D'Ambrosio, Dante, Fiorentini, among others.2014-05-23T13:29:58Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4804porSantos, Mauro Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:44.867514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
title Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
spellingShingle Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
Santos, Mauro César
EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIAS DE ENSINO
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
EDUCATIONAL METHODOLOGIES
BRAZIL
title_short Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
title_full Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
title_fullStr Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
title_full_unstemmed Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
title_sort Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
author Santos, Mauro César
author_facet Santos, Mauro César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mauro César
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIAS DE ENSINO
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
EDUCATIONAL METHODOLOGIES
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIAS DE ENSINO
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
EDUCATIONAL METHODOLOGIES
BRAZIL
description A Matemática chegou ao novo milênio sendo responsabilizada por grande parte da exclusão nos sistemas escolares brasileiros. Tal situação requer dos cursos de Licenciatura em Matemática uma profunda reflexão sobre a formação do professor de Matemática que irá atuar nas escolas de educação básica. Dentro da Educação Matemática, atualmente, a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino é vista como uma alternativa viável para conduzir o aluno à construção do conhecimento. Nessa metodologia, o aluno é orientado a participar da construção do conhecimento sob a supervisão do professor, que o conduz através de questionamentos à formalização de ideias que solucionem situações-problemas. Este trabalho procura saber o que percebem os professores de Matemática que lecionam em Escolas Públicas da educação básica do Estado de Sergipe sobre a metodologia da resolução de problemas, através de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada, fundamentada em autores como Polya, D’Ambrósio, Dante, Fiorentini, entre outros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-05-23T13:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4804
url http://hdl.handle.net/10437/4804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131264868941824