Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4804 |
Resumo: | A Matemática chegou ao novo milênio sendo responsabilizada por grande parte da exclusão nos sistemas escolares brasileiros. Tal situação requer dos cursos de Licenciatura em Matemática uma profunda reflexão sobre a formação do professor de Matemática que irá atuar nas escolas de educação básica. Dentro da Educação Matemática, atualmente, a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino é vista como uma alternativa viável para conduzir o aluno à construção do conhecimento. Nessa metodologia, o aluno é orientado a participar da construção do conhecimento sob a supervisão do professor, que o conduz através de questionamentos à formalização de ideias que solucionem situações-problemas. Este trabalho procura saber o que percebem os professores de Matemática que lecionam em Escolas Públicas da educação básica do Estado de Sergipe sobre a metodologia da resolução de problemas, através de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada, fundamentada em autores como Polya, D’Ambrósio, Dante, Fiorentini, entre outros. |
id |
RCAP_e8e110f66f595e2a70e4e73e94dc863a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemasEDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAMETODOLOGIAS DE ENSINOBRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGEDUCATIONAL METHODOLOGIESBRAZILA Matemática chegou ao novo milênio sendo responsabilizada por grande parte da exclusão nos sistemas escolares brasileiros. Tal situação requer dos cursos de Licenciatura em Matemática uma profunda reflexão sobre a formação do professor de Matemática que irá atuar nas escolas de educação básica. Dentro da Educação Matemática, atualmente, a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino é vista como uma alternativa viável para conduzir o aluno à construção do conhecimento. Nessa metodologia, o aluno é orientado a participar da construção do conhecimento sob a supervisão do professor, que o conduz através de questionamentos à formalização de ideias que solucionem situações-problemas. Este trabalho procura saber o que percebem os professores de Matemática que lecionam em Escolas Públicas da educação básica do Estado de Sergipe sobre a metodologia da resolução de problemas, através de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada, fundamentada em autores como Polya, D’Ambrósio, Dante, Fiorentini, entre outros.The Mathematics arrived at the new age being responsible for a great part of the exclusion in the Brazilian pertaining to school systems. This situation requires of the High courses of Mathematics a deep reflection on the formation of the professor of Mathematics that will teach in the schools of basic education. Inside the Mathematical Education, currently, the use of the Resolution of Problems as education methodology is seen as a viable alternative to lead the pupil to the construction of the knowledge. Through this methodology, the pupil is guided to participate of the construction of the knowledge under the supervision of the professor, who leads it through questionings the construction of ideas that solve situation-problems. This study seeks to ascertain what mathematics teachers who teach in public schools of basic education in the State of Sergipe perceive of the methodology of solving problems, through qualitative research and with the application of semi-structured interviews, supported by authors such as Polya, D'Ambrosio, Dante, Fiorentini, among others.2014-05-23T13:29:58Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4804porSantos, Mauro Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:44.867514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
title |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
spellingShingle |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas Santos, Mauro César EDUCAÇÃO ENSINO DA MATEMÁTICA METODOLOGIAS DE ENSINO BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION MATHEMATICS TEACHING EDUCATIONAL METHODOLOGIES BRAZIL |
title_short |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
title_full |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
title_fullStr |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
title_sort |
Educação matemática: o que percebem os professores de matemática sobre a metodologia da resolução de problemas |
author |
Santos, Mauro César |
author_facet |
Santos, Mauro César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mauro César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO DA MATEMÁTICA METODOLOGIAS DE ENSINO BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION MATHEMATICS TEACHING EDUCATIONAL METHODOLOGIES BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO DA MATEMÁTICA METODOLOGIAS DE ENSINO BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION MATHEMATICS TEACHING EDUCATIONAL METHODOLOGIES BRAZIL |
description |
A Matemática chegou ao novo milênio sendo responsabilizada por grande parte da exclusão nos sistemas escolares brasileiros. Tal situação requer dos cursos de Licenciatura em Matemática uma profunda reflexão sobre a formação do professor de Matemática que irá atuar nas escolas de educação básica. Dentro da Educação Matemática, atualmente, a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino é vista como uma alternativa viável para conduzir o aluno à construção do conhecimento. Nessa metodologia, o aluno é orientado a participar da construção do conhecimento sob a supervisão do professor, que o conduz através de questionamentos à formalização de ideias que solucionem situações-problemas. Este trabalho procura saber o que percebem os professores de Matemática que lecionam em Escolas Públicas da educação básica do Estado de Sergipe sobre a metodologia da resolução de problemas, através de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada, fundamentada em autores como Polya, D’Ambrósio, Dante, Fiorentini, entre outros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2014-05-23T13:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4804 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131264868941824 |