Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Ilda Maria Horta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7928
Resumo: Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_e8e2be06e2120736cd6c3e7e2743f559
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do AlgarveGestão empresarialEnsino superiorImagemSatisfaçãoCompromissoEquações estruturaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014As instituições de ensino superior e particularmente as portuguesas, enquanto agentes ativos na promoção do desenvolvimento, estão sujeitas à conjuntura económicofinanceira, social e demográfica que caracteriza os dias de hoje, aos quais se juntam mudanças significativas impostas pela globalização, pela evolução da sociedade do conhecimento e desenvolvimento tecnológico. O desafio colocado pela diminuição gradual do número de estudantes, diminuição de financiamentos, reestruturação da rede e oferta formativa, entre outros aspetos, dita o repensar de estratégias, nomeadamente, na reformulação dos relacionamentos com os estudantes. Esta dissertação pretende ser um contributo na obtenção de informações úteis para a definição de estratégias tendentes à manutenção de relações duradouras com os alumni, por serem reconhecidamente parceiros que as instituições de ensino superior não podem menosprezar. Através da técnica de análise de equações estruturais, pretendemos testar um modelo conceptual teórico que estabelece relações de dependência entre os fatores de satisfação e imagem, em relação ao fator compromisso. Da aplicação de um questionário online, a uma amostra de 2544 alumni da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg), com uma taxa de resposta de 25%, concluímos que a imagem do ensino, a imagem da comunicação e a satisfação com o ambiente social e académico são os fatores determinantes para a continuidade da relação de compromisso entre os alumni e a alma mater. Os modelos de medida e estrutural revelaram bons índices de ajustamento e qualidade e os pesos fatoriais deram-nos informações úteis sobre os diferentes itens de cada um dos fatores.Carrasqueira, HelderPereira, Luis Miguel Soares Nobre de Noronha eSapientiaPedro, Ilda Maria Horta2016-04-04T09:06:25Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7928TID:202366294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:11.363196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
title Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
spellingShingle Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
Pedro, Ilda Maria Horta
Gestão empresarial
Ensino superior
Imagem
Satisfação
Compromisso
Equações estruturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
title_full Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
title_fullStr Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
title_full_unstemmed Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
title_sort Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
author Pedro, Ilda Maria Horta
author_facet Pedro, Ilda Maria Horta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrasqueira, Helder
Pereira, Luis Miguel Soares Nobre de Noronha e
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Ilda Maria Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão empresarial
Ensino superior
Imagem
Satisfação
Compromisso
Equações estruturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Gestão empresarial
Ensino superior
Imagem
Satisfação
Compromisso
Equações estruturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-04T09:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7928
TID:202366294
url http://hdl.handle.net/10400.1/7928
identifier_str_mv TID:202366294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133226763026432