Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paula Cristina Lopes Coelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2084
Resumo: Exame público realizado em 18 de Abril de 2013.
id RCAP_e8e37e3d2ea1cc8b4e84078ca8fddcb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticasEducação EspecialNecessidades Educativas EspeciaisCondições NeuromusculoesqueléticasParalisia CerebralVida cognitivaTeste PsicológicoEscala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)Escala de tonalidade emocional (ETE)Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)PsicologiaNeurofisiologiaExame público realizado em 18 de Abril de 2013.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Especial.O bem-estar subjetivo tem recebido uma crescente atenção por parte da Psicologia e da Ciências da Educação. Bem-estar subjetivo refere-se à forma como as pessoas experienciam as suas vidas e resulta da avaliação que os indivíduos fazem de várias dimensões das suas vidas. Crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, nomeadamente crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas enfrentam desafios acrescidos na sua adaptação ao meio, nomeadamente à escola. A promoção de um desenvolvimento positivo de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais implica a promoção de dimensões positivas de saúde, como o bem-estar subjetivo, O objetivo deste estudo foi avaliar a perceção de bem-estar subjetivo, numa perspetiva compósita, em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas. Participaram neste estudo um total de 426 alunos, dos quais 19 com condições neuromusculoesqueléticas e 355 sem condições neuromusculoesqueléticas. Os participantes responderam a escalas de avaliação da tonalidade emocional, satisfação com o suporte social, satisfação com a vida e qualidade de vida relacionada com a saúde. Os resultados demonstram não existirem diferenças ao nível da perceção de bem-estar subjetivo entre crianças e jovens com e sem condições neuromusculoesqueléticas. Futuros estudos deverão colmatar as limitações deste estudo. Nomeadamente, é desejável que futuros estudos avaliem o bem-estar subjetivo junto de um número superior de crianças e jovens com condições neuromusculoesqueléticas.Abstract The subjective well-being has received an increasing attention by Psychology and Educational Sciences. Subjective well-being refers to how people experience their lives and results of the evaluation that individuais make of several dimensions of their lives. Children and adolescents with special educational needs, in particular children and adolescents with neuromusculeskeletal conditions face increased challenges in their adaptation to the environrnent, in this case the school. Promoting a positive development of children and adolescents with special educational needs implies also promoting positive dimensions of health, such as subjective well-being. The purpose of this study was evaluate the perception of subjective well-being, from a composite perspective, on children and teenagers with neuromusculoskeletal conditions. In this study participated a total of 426 students, of which 19 with conditions neuromusculoskeletal and 355 without neuromusculoskeletal conditions. The participants answered to scales for assessing the emotional tone, the satisfaction with the social support, the satisfaction with life and quality of life related with health. The resuits showed no differences at the level of perception of subjective well-being among children and adolescents with and without neuromusculoskeletal conditions. This study has some limitations and the results should be interpreted with caution. Future studies should to suppress the limitations of this study. In particular, it is desirable that future studies assess the subjective well-being with a superior number of children and adolescents with neuromusculoskeletal conditions.2016-03-17T13:10:43Z2016-03-172012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2084http://hdl.handle.net/11067/2084TID:201169630porAlves, Paula Cristina Lopes Coelhoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:37Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:04.620869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
title Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
spellingShingle Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
Alves, Paula Cristina Lopes Coelho
Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Condições Neuromusculoesqueléticas
Paralisia Cerebral
Vida cognitiva
Teste Psicológico
Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)
Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)
Escala de tonalidade emocional (ETE)
Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)
Psicologia
Neurofisiologia
title_short Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
title_full Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
title_fullStr Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
title_full_unstemmed Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
title_sort Bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com condições neuromusculoesqueléticas
author Alves, Paula Cristina Lopes Coelho
author_facet Alves, Paula Cristina Lopes Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Paula Cristina Lopes Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Condições Neuromusculoesqueléticas
Paralisia Cerebral
Vida cognitiva
Teste Psicológico
Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)
Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)
Escala de tonalidade emocional (ETE)
Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)
Psicologia
Neurofisiologia
topic Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Condições Neuromusculoesqueléticas
Paralisia Cerebral
Vida cognitiva
Teste Psicológico
Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)
Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)
Escala de tonalidade emocional (ETE)
Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)
Psicologia
Neurofisiologia
description Exame público realizado em 18 de Abril de 2013.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2016-03-17T13:10:43Z
2016-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2084
http://hdl.handle.net/11067/2084
TID:201169630
url http://hdl.handle.net/11067/2084
identifier_str_mv TID:201169630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136770243166208