O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quesado, Patricia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1314
Resumo: O artigo visa analisar o BSC já implementado numa empresa de transportes públicos, de forma a identificar as lacunas de desempenho e estabelecer medidas para preenchê-las. A metodologia de investigação utilizada caracteriza-se por ser qualitativa e o método de investigação o estudo de caso descritivo, sendo os dados recolhidos através de entrevistas, da consulta de documentação e da observação direta. Concluímos que as principais lacunas existentes eram a falta de habilidades para a construção do BSC, o facto de os serviços tecnológicos não acompanharem os programas mais avançados e atuais, e a comunicação interna não estar ajustada. Assim, propusemos a reestruturação do BSC de forma a proporcionar uma visão clara das medidas a implementarem.
id RCAP_e8e69277464a43cece14b9d4f2cedbe1
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicosBalanced scorecardgestão estratégicacontrolo de gestãosetor públicotransportes públicosO artigo visa analisar o BSC já implementado numa empresa de transportes públicos, de forma a identificar as lacunas de desempenho e estabelecer medidas para preenchê-las. A metodologia de investigação utilizada caracteriza-se por ser qualitativa e o método de investigação o estudo de caso descritivo, sendo os dados recolhidos através de entrevistas, da consulta de documentação e da observação direta. Concluímos que as principais lacunas existentes eram a falta de habilidades para a construção do BSC, o facto de os serviços tecnológicos não acompanharem os programas mais avançados e atuais, e a comunicação interna não estar ajustada. Assim, propusemos a reestruturação do BSC de forma a proporcionar uma visão clara das medidas a implementarem.2017-10-19T13:13:05Z2017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1314oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1314por978-989-98660-7-2http://hdl.handle.net/11110/1314metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuesado, PatriciaCosta, Cátiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:45Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:41.939274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
title O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
spellingShingle O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
Quesado, Patricia
Balanced scorecard
gestão estratégica
controlo de gestão
setor público
transportes públicos
title_short O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
title_full O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
title_fullStr O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
title_full_unstemmed O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
title_sort O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica numa empresa de transportes públicos
author Quesado, Patricia
author_facet Quesado, Patricia
Costa, Cátia
author_role author
author2 Costa, Cátia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quesado, Patricia
Costa, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced scorecard
gestão estratégica
controlo de gestão
setor público
transportes públicos
topic Balanced scorecard
gestão estratégica
controlo de gestão
setor público
transportes públicos
description O artigo visa analisar o BSC já implementado numa empresa de transportes públicos, de forma a identificar as lacunas de desempenho e estabelecer medidas para preenchê-las. A metodologia de investigação utilizada caracteriza-se por ser qualitativa e o método de investigação o estudo de caso descritivo, sendo os dados recolhidos através de entrevistas, da consulta de documentação e da observação direta. Concluímos que as principais lacunas existentes eram a falta de habilidades para a construção do BSC, o facto de os serviços tecnológicos não acompanharem os programas mais avançados e atuais, e a comunicação interna não estar ajustada. Assim, propusemos a reestruturação do BSC de forma a proporcionar uma visão clara das medidas a implementarem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-19T13:13:05Z
2017-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1314
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1314
url http://hdl.handle.net/11110/1314
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-98660-7-2
http://hdl.handle.net/11110/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129886524178432