Cidadania e construção cívica revisitando adultos: um processo de capacitação na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Amélia Simões
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rabiais, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34646
Resumo: O principal objetivo da educação de adultos para a cidadania é proporcionar a aquisição de competências que propiciem a inserção responsável através do desenvolvimento social e humano em projetos, considerando que a lógica do desenvolvimento local se estrutura em torno da intencionalidade das orientações da ação formativa, na promoção de valores comunitários. Neste enquadramento, surge o projeto “Capacitar para salvar”, no âmbito da missão da Universidade Católica Portuguesa, que se expande agora aos estudantes da Universidade sénior. Assumimos como objetivos caracterizar os atores no que concerne ao género, idade; divulgar os indicadores de avaliação de processo e reforçar a importância da formação de adultos na promoção de valores. Metodologicamente estamos perante um estudo de abordagem quali-quantitativo, com recurso à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico dos dados, resultantes da aplicação de questionários a estudantes de uma universidade sénior numa Junta de Freguesia da cidade de Lisboa. Os resultados apontam uma intencionalidade da ação dos atores, movida e assente na racionalidade de procedimentos ensinados, instruídos e treinados sobre suporte básico de vida. As conclusões sugerem a capacitação dos atores, numa perspetiva de cidadania e saúde que anuncia a (re)construção identitária e o desenvolvimento de uma consciência cívica visada.
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