Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13327 |
Resumo: | A aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal. |
id |
RCAP_e8f0ef3760bf11bdf7edb02b799657b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13327 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e BrasilCidadeAprendizagemRede de pesquisaCityLearningResearch networkA aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal.The process of learning in cities is associated with a global policy geared towards networked learning, promoted by UNESCO, which developed the concept of Learning Cities. In this sense, the Brazilian research project, “The City as a Learning Space: Innovative Pedagogical Practices for the Promotion of Citizenship and Sustainable Social Development” aims to propose elements that can support the development of public policies for Elementary Education (6th to 9th Year) and for Teacher Training. In Portugal, and following the example of good practices, the project “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space” aims to make a connection between knowledge and research in Higher Education and the teaching activity in the middle school (2nd cycle of basic education). In phase of elaboration and application to the European Erasmus + Program, this project takes place in the Local Learning Centers of Universidade Aberta de Portugal educational territories.Repositório AbertoOliveira, Lisiane Cézar deSchlemmer, ElianeMoreira, J. António2023-02-08T09:56:23Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13327porOLIVEIRA, Lisiane, SCHLEMMER, Eliane, & MOREIRA, J. António (2021). Aprendendo em Rede “na” e “com” a Cidade: diálogos entre Portugal e Brasil. Revista EducaOnline, 15 (1), 77-961983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.375171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
title |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
spellingShingle |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil Oliveira, Lisiane Cézar de Cidade Aprendizagem Rede de pesquisa City Learning Research network |
title_short |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
title_full |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
title_fullStr |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
title_full_unstemmed |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
title_sort |
Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil |
author |
Oliveira, Lisiane Cézar de |
author_facet |
Oliveira, Lisiane Cézar de Schlemmer, Eliane Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Schlemmer, Eliane Moreira, J. António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lisiane Cézar de Schlemmer, Eliane Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade Aprendizagem Rede de pesquisa City Learning Research network |
topic |
Cidade Aprendizagem Rede de pesquisa City Learning Research network |
description |
A aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-02-08T09:56:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13327 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Lisiane, SCHLEMMER, Eliane, & MOREIRA, J. António (2021). Aprendendo em Rede “na” e “com” a Cidade: diálogos entre Portugal e Brasil. Revista EducaOnline, 15 (1), 77-96 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116727943168 |