Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lisiane Cézar de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schlemmer, Eliane, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13327
Resumo: A aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal.
id RCAP_e8f0ef3760bf11bdf7edb02b799657b8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e BrasilCidadeAprendizagemRede de pesquisaCityLearningResearch networkA aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal.The process of learning in cities is associated with a global policy geared towards networked learning, promoted by UNESCO, which developed the concept of Learning Cities. In this sense, the Brazilian research project, “The City as a Learning Space: Innovative Pedagogical Practices for the Promotion of Citizenship and Sustainable Social Development” aims to propose elements that can support the development of public policies for Elementary Education (6th to 9th Year) and for Teacher Training. In Portugal, and following the example of good practices, the project “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space” aims to make a connection between knowledge and research in Higher Education and the teaching activity in the middle school (2nd cycle of basic education). In phase of elaboration and application to the European Erasmus + Program, this project takes place in the Local Learning Centers of Universidade Aberta de Portugal educational territories.Repositório AbertoOliveira, Lisiane Cézar deSchlemmer, ElianeMoreira, J. António2023-02-08T09:56:23Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13327porOLIVEIRA, Lisiane, SCHLEMMER, Eliane, & MOREIRA, J. António (2021). Aprendendo em Rede “na” e “com” a Cidade: diálogos entre Portugal e Brasil. Revista EducaOnline, 15 (1), 77-961983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.375171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
title Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
spellingShingle Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
Oliveira, Lisiane Cézar de
Cidade
Aprendizagem
Rede de pesquisa
City
Learning
Research network
title_short Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
title_full Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
title_fullStr Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
title_full_unstemmed Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
title_sort Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
author Oliveira, Lisiane Cézar de
author_facet Oliveira, Lisiane Cézar de
Schlemmer, Eliane
Moreira, J. António
author_role author
author2 Schlemmer, Eliane
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lisiane Cézar de
Schlemmer, Eliane
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
Aprendizagem
Rede de pesquisa
City
Learning
Research network
topic Cidade
Aprendizagem
Rede de pesquisa
City
Learning
Research network
description A aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-08T09:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13327
url http://hdl.handle.net/10400.2/13327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Lisiane, SCHLEMMER, Eliane, & MOREIRA, J. António (2021). Aprendendo em Rede “na” e “com” a Cidade: diálogos entre Portugal e Brasil. Revista EducaOnline, 15 (1), 77-96
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116727943168