Luz e sombra. A estética da luz nas Igrejas de Sta. Maria e da Luz, de Siza e Ando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rita Ferreira Marques de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5746
Resumo: Dissertação de Mestrado em História de Arte Contemporânea
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spelling Luz e sombra. A estética da luz nas Igrejas de Sta. Maria e da Luz, de Siza e AndoLuz naturalSombraArquitectura contemporâneaIgrejasDissertação de Mestrado em História de Arte ContemporâneaA luz natural é um dos principais elementos da arquitectura contemporânea, pela influência que exerce, quer em termos construtivos quer estéticos. Nas primeiras décadas do século XX era vista como sinónimo de higiene; a partir dos anos 50, como matéria metafísica. Álvaro Siza Vieira, conhecido arquitecto português, desenvolveu uma visão muito pessoal sobre a temática da luz, arreigada aos princípios do rigor e sintetismo. Desenvolveu-a em diversas obras, entre as quais se destaca a Igreja de Santa Maria, de Marco de Canaveses (edificada entre 1994 e 1996). Tadao Ando, renomado arquitecto japonês, possui um entendimento diferente da luz natural, radicada na própria cultura tradicional nipónica, segundo a qual as potencialidades da luz só são reveladas pela sombra. As obras de Ando são um reflexo destes ensinamentos, destacando-se, entre elas, a Igreja da Luz (construída em Osaka entre 1987 e 1989). Quando comparadas as duas igrejas, tendo em conta o citado parâmetro (tema da presente dissertação de mestrado), entendemos que, apesar das evidentes diferenças (nomeadamente nas cores e texturas dos materiais das igrejas e nas aberturas) ambos os arquitectos dão à luz (embora cada um à sua maneira) importância fundamental, em termos conceptuais, estéticos e de objectivos (criação das sensações de profundidade, austeridade, silêncio e a serenidade, característicos dos edifícios da natureza dos analisados). Embora as culturas ocidental e oriental continuem a ser distintas e a influenciar directamente os projectos, estes são contemporâneos e os objectivos a atingir pelos respectivos autores apresentam traços comuns.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaCurvelo, AlexandraRUNPaiva, Rita Ferreira Marques de2011-06-08T15:33:23Z2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:34Zoai:run.unl.pt:10362/5746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:31.770418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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