Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42673 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional em contexto educativo. Realizou-se um estudo de caso recorrendo à aplicação de um inquérito aos profissionais não docentes de uma instituição de ensino superior (IES). Os dados foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que a utilização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Contribui para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos responsáveis destas instituições educativas, assentes numa abordagem relacional e reflexiva, apoiando a concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional. |
id |
RCAP_e8ff5edcfb708bcc1e2422d7db389d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.Estilos de gestão de conflitosComprometimento organizacionalCidadania organizacionalEnsino superiorModelação de equações estruturaisConflicts management stylesOrganizational commitmentOrganizational citizenshipHigher educationStructural equation modeling.O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional em contexto educativo. Realizou-se um estudo de caso recorrendo à aplicação de um inquérito aos profissionais não docentes de uma instituição de ensino superior (IES). Os dados foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que a utilização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Contribui para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos responsáveis destas instituições educativas, assentes numa abordagem relacional e reflexiva, apoiando a concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional.The aim of this research is to analyze the relationship between conflict management, commitment, and organizational citizenship in an educational context. A case study was carried out by applying a survey to non-teaching professionals from a higher education institution (HEI). The data were analyzed using the structural equation modeling technique. The results indicate that the use of different conflict management styles gives rise to different types of organizational commitment, which respond different organizational citizenship behaviors. This study contributes to the formulation of conflict management, commitment, and organizational citizenship strategies by those responsible for these educational institutions, based on a relational and reflective approach, supporting the design of management systems and practices sustained by organizational behavioral.Repositório ComumCordeiro, João Pedro PinaCunha, PedroLourenço, Abílio Afonso2022-12-16T14:03:26Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42673porCordeiro, J.P., Cunha, P., & Lourenço, A.A. (2022). Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: Estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 74:e015, 1-25. http://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.2013910.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:43.463912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
title |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
spellingShingle |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. Cordeiro, João Pedro Pina Estilos de gestão de conflitos Comprometimento organizacional Cidadania organizacional Ensino superior Modelação de equações estruturais Conflicts management styles Organizational commitment Organizational citizenship Higher education Structural equation modeling. |
title_short |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
title_full |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
title_fullStr |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
title_full_unstemmed |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
title_sort |
Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. |
author |
Cordeiro, João Pedro Pina |
author_facet |
Cordeiro, João Pedro Pina Cunha, Pedro Lourenço, Abílio Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Pedro Lourenço, Abílio Afonso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, João Pedro Pina Cunha, Pedro Lourenço, Abílio Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de gestão de conflitos Comprometimento organizacional Cidadania organizacional Ensino superior Modelação de equações estruturais Conflicts management styles Organizational commitment Organizational citizenship Higher education Structural equation modeling. |
topic |
Estilos de gestão de conflitos Comprometimento organizacional Cidadania organizacional Ensino superior Modelação de equações estruturais Conflicts management styles Organizational commitment Organizational citizenship Higher education Structural equation modeling. |
description |
O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional em contexto educativo. Realizou-se um estudo de caso recorrendo à aplicação de um inquérito aos profissionais não docentes de uma instituição de ensino superior (IES). Os dados foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que a utilização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Contribui para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos responsáveis destas instituições educativas, assentes numa abordagem relacional e reflexiva, apoiando a concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16T14:03:26Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42673 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cordeiro, J.P., Cunha, P., & Lourenço, A.A. (2022). Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: Estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 74:e015, 1-25. http://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139 10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135400456880128 |