Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, João Pedro Pina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, Pedro, Lourenço, Abílio Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42673
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional em contexto educativo. Realizou-se um estudo de caso recorrendo à aplicação de um inquérito aos profissionais não docentes de uma instituição de ensino superior (IES). Os dados foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que a utilização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Contribui para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos responsáveis destas instituições educativas, assentes numa abordagem relacional e reflexiva, apoiando a concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional.
id RCAP_e8ff5edcfb708bcc1e2422d7db389d34
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.Estilos de gestão de conflitosComprometimento organizacionalCidadania organizacionalEnsino superiorModelação de equações estruturaisConflicts management stylesOrganizational commitmentOrganizational citizenshipHigher educationStructural equation modeling.O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional em contexto educativo. Realizou-se um estudo de caso recorrendo à aplicação de um inquérito aos profissionais não docentes de uma instituição de ensino superior (IES). Os dados foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que a utilização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Contribui para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos responsáveis destas instituições educativas, assentes numa abordagem relacional e reflexiva, apoiando a concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional.The aim of this research is to analyze the relationship between conflict management, commitment, and organizational citizenship in an educational context. A case study was carried out by applying a survey to non-teaching professionals from a higher education institution (HEI). The data were analyzed using the structural equation modeling technique. The results indicate that the use of different conflict management styles gives rise to different types of organizational commitment, which respond different organizational citizenship behaviors. This study contributes to the formulation of conflict management, commitment, and organizational citizenship strategies by those responsible for these educational institutions, based on a relational and reflective approach, supporting the design of management systems and practices sustained by organizational behavioral.Repositório ComumCordeiro, João Pedro PinaCunha, PedroLourenço, Abílio Afonso2022-12-16T14:03:26Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42673porCordeiro, J.P., Cunha, P., & Lourenço, A.A. (2022). Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: Estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 74:e015, 1-25. http://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.2013910.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:43.463912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
title Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
spellingShingle Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
Cordeiro, João Pedro Pina
Estilos de gestão de conflitos
Comprometimento organizacional
Cidadania organizacional
Ensino superior
Modelação de equações estruturais
Conflicts management styles
Organizational commitment
Organizational citizenship
Higher education
Structural equation modeling.
title_short Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
title_full Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
title_fullStr Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
title_full_unstemmed Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
title_sort Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.
author Cordeiro, João Pedro Pina
author_facet Cordeiro, João Pedro Pina
Cunha, Pedro
Lourenço, Abílio Afonso
author_role author
author2 Cunha, Pedro
Lourenço, Abílio Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, João Pedro Pina
Cunha, Pedro
Lourenço, Abílio Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de gestão de conflitos
Comprometimento organizacional
Cidadania organizacional
Ensino superior
Modelação de equações estruturais
Conflicts management styles
Organizational commitment
Organizational citizenship
Higher education
Structural equation modeling.
topic Estilos de gestão de conflitos
Comprometimento organizacional
Cidadania organizacional
Ensino superior
Modelação de equações estruturais
Conflicts management styles
Organizational commitment
Organizational citizenship
Higher education
Structural equation modeling.
description O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional em contexto educativo. Realizou-se um estudo de caso recorrendo à aplicação de um inquérito aos profissionais não docentes de uma instituição de ensino superior (IES). Os dados foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que a utilização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Contribui para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos responsáveis destas instituições educativas, assentes numa abordagem relacional e reflexiva, apoiando a concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T14:03:26Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42673
url http://hdl.handle.net/10400.26/42673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cordeiro, J.P., Cunha, P., & Lourenço, A.A. (2022). Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: Estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 74:e015, 1-25. http://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139
10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135400456880128