A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26838 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
id |
RCAP_e8ffc0024e6fd4b253b5f2203923f967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentávelIgualdade de géneroeducação de qualidadeODS 4ODS 5boas práticasGender equalityquality educationSDG 4SDG 5good practicesMestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalA presente dissertação pretende identificar a relação entre a educação e a igualdade de género, entender como o Objetivo de Desenvolvimento 4 e 5 se relacionam e, finalmente, investigar como esta relação se estabelece no momento de implementação da Agenda 2030, a considerar os exemplos de boas práticas dos relatórios de monitoramento dos ODS. No âmbito desta investigação, entendemos o desenvolvimento como liberdade, percebemos o sistema de género como uma componente de restrição de liberdade, e a educação libertadora como um instrumento para questionarmos os estereótipos e o sistema de género para alcançar a igualdade de género. Os resultados revelam que a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, o empoderamento económico feminino e a paridade no acesso ao sistema educativo são as principais métricas na arena internacional de desenvolvimento para medir o progresso no que diz respeito à igualdade de género. Concluímos que, no geral, as questões mais qualitativas, estruturais e intrínsecas como os estereótipos e papeis de género são temas que ainda não constituem por si uma preocupação dos Estados e das Organizações internacionais.This dissertation aims to identify the relationship between education and gender equality, understand how Development Goal 4 and 5 relate to each other, and investigate how this relationship is established during the 2030 Agenda implementation, considering the good practices from the SDG monitoring reports. In this research, we understand development as freedom, perceive the gender system as a freedom restriction component, and education as a tool to question gender stereotypes and the gender system to achieve gender equality. The results reveal that women’s inclusion in the labor market, female economic empowerment, and parity in access to the educational system are the main parameters in the international development arena to measure progress regarding gender equality. We conclude that, in general, the more qualitative, structural, and deeper issues such as gender stereotypes and gender roles are topics that are not yet a concern of states and international organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoCasaca, Sara FalcãoRepositório da Universidade de LisboaLima, Rafaela Almeida2023-01-12T10:32:23Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26838porLima, Rafaela Almeida (2022). “A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:24.416426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
title |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
spellingShingle |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável Lima, Rafaela Almeida Igualdade de género educação de qualidade ODS 4 ODS 5 boas práticas Gender equality quality education SDG 4 SDG 5 good practices |
title_short |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
title_full |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
title_fullStr |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
title_full_unstemmed |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
title_sort |
A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável |
author |
Lima, Rafaela Almeida |
author_facet |
Lima, Rafaela Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casaca, Sara Falcão Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rafaela Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade de género educação de qualidade ODS 4 ODS 5 boas práticas Gender equality quality education SDG 4 SDG 5 good practices |
topic |
Igualdade de género educação de qualidade ODS 4 ODS 5 boas práticas Gender equality quality education SDG 4 SDG 5 good practices |
description |
Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-01-12T10:32:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26838 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, Rafaela Almeida (2022). “A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131201241350144 |