A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafaela Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26838
Resumo: Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
id RCAP_e8ffc0024e6fd4b253b5f2203923f967
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentávelIgualdade de géneroeducação de qualidadeODS 4ODS 5boas práticasGender equalityquality educationSDG 4SDG 5good practicesMestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalA presente dissertação pretende identificar a relação entre a educação e a igualdade de género, entender como o Objetivo de Desenvolvimento 4 e 5 se relacionam e, finalmente, investigar como esta relação se estabelece no momento de implementação da Agenda 2030, a considerar os exemplos de boas práticas dos relatórios de monitoramento dos ODS. No âmbito desta investigação, entendemos o desenvolvimento como liberdade, percebemos o sistema de género como uma componente de restrição de liberdade, e a educação libertadora como um instrumento para questionarmos os estereótipos e o sistema de género para alcançar a igualdade de género. Os resultados revelam que a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, o empoderamento económico feminino e a paridade no acesso ao sistema educativo são as principais métricas na arena internacional de desenvolvimento para medir o progresso no que diz respeito à igualdade de género. Concluímos que, no geral, as questões mais qualitativas, estruturais e intrínsecas como os estereótipos e papeis de género são temas que ainda não constituem por si uma preocupação dos Estados e das Organizações internacionais.This dissertation aims to identify the relationship between education and gender equality, understand how Development Goal 4 and 5 relate to each other, and investigate how this relationship is established during the 2030 Agenda implementation, considering the good practices from the SDG monitoring reports. In this research, we understand development as freedom, perceive the gender system as a freedom restriction component, and education as a tool to question gender stereotypes and the gender system to achieve gender equality. The results reveal that women’s inclusion in the labor market, female economic empowerment, and parity in access to the educational system are the main parameters in the international development arena to measure progress regarding gender equality. We conclude that, in general, the more qualitative, structural, and deeper issues such as gender stereotypes and gender roles are topics that are not yet a concern of states and international organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoCasaca, Sara FalcãoRepositório da Universidade de LisboaLima, Rafaela Almeida2023-01-12T10:32:23Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26838porLima, Rafaela Almeida (2022). “A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:24.416426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
title A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
spellingShingle A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Lima, Rafaela Almeida
Igualdade de género
educação de qualidade
ODS 4
ODS 5
boas práticas
Gender equality
quality education
SDG 4
SDG 5
good practices
title_short A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
title_full A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
title_fullStr A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
title_sort A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável
author Lima, Rafaela Almeida
author_facet Lima, Rafaela Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casaca, Sara Falcão
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rafaela Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de género
educação de qualidade
ODS 4
ODS 5
boas práticas
Gender equality
quality education
SDG 4
SDG 5
good practices
topic Igualdade de género
educação de qualidade
ODS 4
ODS 5
boas práticas
Gender equality
quality education
SDG 4
SDG 5
good practices
description Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-01-12T10:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26838
url http://hdl.handle.net/10400.5/26838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Rafaela Almeida (2022). “A educação como instrumento para a igualdade de género : uma análise de boas práticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131201241350144