Vitimação e funcionamento psicológico na adolescência: o papel mediador do suporte social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9435 |
Resumo: | A violência na adolescência tem impacto no funcionamento psicológico e bem-estar das vítimas. Este trabalho considera a violência numa perspetiva holística e multidimensional e pretende estudar a violência e funcionamento psicológico na adolescência e o papel mediador do suporte social. Nesta sequência, o protocolo envolveu um questionário sociodemográfico, um questionário para avaliar experiências de vitimação na idade adulta (QUEVIA), escala de suporte social (MSPSS), escalas de avaliação de sintomatologia de internalização (EADS), de externalização (ASRDS) e de bem-estar psicológico (EBEP). A amostra foi constituída por 114 adolescentes, do sexo masculino e feminino, com idades entre os 15 e 18 anos. Os resultados encontrados evidenciam a existência de mediação entre a violência Psicológica e depressão, bem como entre a violência psicológica e uma dimensão do bem-estar. Nos dois casos o mediador revelou-se ser o suporte social familiar percebido. Estes resultados evidenciam a relevância do suporte social (e mais especificamente o familiar) no contexto da vitimação na infância e adolescência, quer para a intervenção psicológica individual, quer para o desenvolvimento de programas de prevenção. |
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Vitimação e funcionamento psicológico na adolescência: o papel mediador do suporte socialMESTRADO EM PSICOLOGIA DA JUSTIÇAPSICOLOGIAVITIMAÇÃOADOLESCÊNCIASUPORTE SOCIALBEM-ESTARPSYCHOLOGYVICTIMISATIONADOLESCENCESOCIAL SUPPORTWELL-BEINGA violência na adolescência tem impacto no funcionamento psicológico e bem-estar das vítimas. Este trabalho considera a violência numa perspetiva holística e multidimensional e pretende estudar a violência e funcionamento psicológico na adolescência e o papel mediador do suporte social. Nesta sequência, o protocolo envolveu um questionário sociodemográfico, um questionário para avaliar experiências de vitimação na idade adulta (QUEVIA), escala de suporte social (MSPSS), escalas de avaliação de sintomatologia de internalização (EADS), de externalização (ASRDS) e de bem-estar psicológico (EBEP). A amostra foi constituída por 114 adolescentes, do sexo masculino e feminino, com idades entre os 15 e 18 anos. Os resultados encontrados evidenciam a existência de mediação entre a violência Psicológica e depressão, bem como entre a violência psicológica e uma dimensão do bem-estar. Nos dois casos o mediador revelou-se ser o suporte social familiar percebido. Estes resultados evidenciam a relevância do suporte social (e mais especificamente o familiar) no contexto da vitimação na infância e adolescência, quer para a intervenção psicológica individual, quer para o desenvolvimento de programas de prevenção.Adolescence violence has an impact on the psychological functioning and well-being of victims. This study considers violence in a holistic and multidimensional perspective and aims to explore violence and psychological functioning in adolescence and the mediating role of social support. In this sequence, the protocol was constituted by a Sociodemographic Questionnaire, questionnaire to evaluate the experiences of victimization in adulthood (QUEVIA), social support scale (MSPSS), evaluation scales for internalization symptomatology (EADS), externalization (ASRDS) and psychological wellbeing (EBEP). The sample consisted of 114 adolescents, male and female, aged between 15 and 18 years. The results found evidence the existence of mediation between Psychological violence and depression, as well as between psychological violence and a dimension of well-being. In both cases the mediator proved to be the perceived social support. These results highlight the relevance of social (and more specifically the family) support in the context of victimization in childhood and adolescence, both for individual psychological intervention and for the development of prevention programs.2019-03-12T18:20:14Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9435TID:202155510porNeves, Cláudia Sofia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T01:31:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:51.194215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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