O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Isabel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/451
Resumo: As redes digitais de informação têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, educação, saúde, lazer, e aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. Embora sejam inegáveis os seus benefícios, é importante referir que à semelhança da diferença de classes da sociedade industrial, a actual Sociedade da Informação e do Conhecimento gera igualmente divisões entre aqueles que tem acesso às TIC, e aqueles que o não têm. Cabe ao Estado o papel social de evitar esta info-exclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Tais medidas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo, i.e. as Freguesias. Neste sentido importa assim reflectir acerca do contributo do poder local para a Sociedade de Informação e Conhecimento.
id RCAP_e9036ff29a31c3f1e0b9ce40a4802b03
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.Sociedade da Informação e do ConhecimentoFregusiasInfo-exclusãoLocal e governmentAs redes digitais de informação têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, educação, saúde, lazer, e aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. Embora sejam inegáveis os seus benefícios, é importante referir que à semelhança da diferença de classes da sociedade industrial, a actual Sociedade da Informação e do Conhecimento gera igualmente divisões entre aqueles que tem acesso às TIC, e aqueles que o não têm. Cabe ao Estado o papel social de evitar esta info-exclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Tais medidas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo, i.e. as Freguesias. Neste sentido importa assim reflectir acerca do contributo do poder local para a Sociedade de Informação e Conhecimento.Universidade Portucalense2013-08-16T12:04:35Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/451por1647-4023Marques, Ana IsabelFerreira, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
title O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
spellingShingle O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
Marques, Ana Isabel
Sociedade da Informação e do Conhecimento
Fregusias
Info-exclusão
Local e government
title_short O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
title_full O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
title_fullStr O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
title_full_unstemmed O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
title_sort O poder local e o seu contributo para a sociedade da informação e do conhecimento: Estudo de caso das Juntas de Freguesias da área do Concelho da Figueira da Foz.
author Marques, Ana Isabel
author_facet Marques, Ana Isabel
Ferreira, Maria João
author_role author
author2 Ferreira, Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Isabel
Ferreira, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da Informação e do Conhecimento
Fregusias
Info-exclusão
Local e government
topic Sociedade da Informação e do Conhecimento
Fregusias
Info-exclusão
Local e government
description As redes digitais de informação têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, educação, saúde, lazer, e aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. Embora sejam inegáveis os seus benefícios, é importante referir que à semelhança da diferença de classes da sociedade industrial, a actual Sociedade da Informação e do Conhecimento gera igualmente divisões entre aqueles que tem acesso às TIC, e aqueles que o não têm. Cabe ao Estado o papel social de evitar esta info-exclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Tais medidas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo, i.e. as Freguesias. Neste sentido importa assim reflectir acerca do contributo do poder local para a Sociedade de Informação e Conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-16T12:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/451
url http://hdl.handle.net/11328/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546937806848