Desvios na representação grafemática em aprendentes de Português Língua Segunda : análise de uma amostra do universo de Professores do Ensino Secundário Técnico-Vocacional de Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana Margarida Azevedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33071
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
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spelling Desvios na representação grafemática em aprendentes de Português Língua Segunda : análise de uma amostra do universo de Professores do Ensino Secundário Técnico-Vocacional de Timor-LesteDeviations in the graphematic representation in Second Language Learners of Portuguese : analysis of a sample of the universe of secondary professional-technical education teachers in East TimorDezviu hosi reprezentasaun grafemátika iha aprendente Portugés sira hanesan Dalen Daruak : análize hosi amostra ida ba universu manorin Ensinu Sekundáriu Tékniku Vokasionál Timor Lorosa’e nianPoliglossiaPortuguês língua segundaCompetência linguísticaNorma ortográficaDesvios na representação grafemáticaPolyglossiaPortuguese as a second languageLinguistic competenceOrtographic standardDeviations in the graphematic representationPoliglosiaPortugés dalen daruakKonpeténsia linguístikaNorma ortográfikaDezviu sira iha reprezentasaun grafemátika806.90801:159.946.3159.946.3:801Humanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Ciências da LinguagemEste estudo insere-se na área das Ciências da Linguagem e debruça-se especificamente sobre o processo de aquisição/aprendizagem do Português Língua Segunda por um grupo de Professores do Ensino Secundário Técnico-Vocacional de Timor-Leste. Tendo presente o contexto de plurilinguismo e de contacto de línguas neste território, onde o português se assume como Língua Oficial e Língua Segunda para a maioria dos timorenses, este trabalho incide sobre uma amostra de informantes em particular e tem como principal objetivo não só analisar e determinar a tipologia de desvios mais frequentes na representação da relação grafema/fonema em conformidade com a norma ortográfica do Português Europeu, mas também perceber quais as possíveis causas que estão na sua origem. Além disso, este trabalho pretende ainda desconstruir a ideia de que Timor-Leste, pela sua heterogeneidade linguística, se afigura como um caso único no mundo. Possui as suas singularidades – é um facto –, mas o paralelismo com outras comunidades linguísticas poliglóssicas permite-nos ampliar a visão e relativizar posições dogmáticas, observando, assim, o paradigma do multilinguismo sob uma outra perspetiva.This study has been developed in the area of Language Sciences and focuses specifically on the acquisition/learning process of the Portuguese as a Second Language by a group of teachers from secondary professional-technical education in East Timor. Bearing in mind the context of multilingualism and language contact in this territory, where Portuguese is assumed as an Official Language and as a Second Language for most Timorese, this study focuses on a particular sample of informants and aims not only at analysing and determining the type of the most frequent deviations in the representation of the grapheme/phoneme in accordance to the European Portuguese Orthographic Agreement, but also at understanding the possible causes behind it. Moreover, this study also aims at deconstructing the idea that East Timor, due to its linguistic heterogeneity, is a unique case in the world. Indeed, although it has its particularities, the parallelism with other multilingual linguistic communities allows us to broaden our viewpoints and to relativize dogmatic positions, thereby observing the paradigm of multilingualism in a different perspective.Estudu ida ne’e hanesan parte ida hosi Siénsia Linguajén nian no trata espesifikamente kona-ba prosesu aprendizajén Portugés nu’udar Dalen Daruak hosi grupu profesór Ensinu Sekundáriu Tékniku Vokasionál iha Timor Lorosa’e. Iha prezensa kontestu plurilinguísmu no kontaktu entre dalen sira iha territóriu laran, ne’ebé Portugés sai hanesan Dalen Ofisiál no Dalen Daruak ba ema timoroan barak, nune’e, obra ida ne’e trata kona-ba amostra ida espesífiku no iha ninian objetivu prinsipál la’os de’it analiza no determina tipolojia dezviu mak mosu bebeik iha reprezentasaun hosi relasaun grafema/fonema tuir konformidade ho norma ortográfika Portugés Europeu nian, maibé mós buka hatene kauza sira ne’ebé mai hosi ninian hun. Aleinde ne’e, traballu ida ne’e hakarak mós esplora hanoin ne’ebé Timor Lorosa’e, husi ninian eterojeneidade linguístika, hatudu hanesan kazu úniku ida iha mundu. Soi ninian singularidade sira, ida ne’e hanesan faktu ida, maibé paralelizmu ho komunidade linguístika poliglósika sira seluk hodi habelar ita nia vizaun no relativiza pozisaun dogmátika sira, haree ida ne’e, paradigma multilinguísmu iha perspektiva seluk nia okos.Barroso, HenriqueUniversidade do MinhoCaetano, Ana Margarida Azevedo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33071por201393352info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:13.545971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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