Os conteúdos formativos nas grelhas de programação da RTP2 : 2003-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Mariana Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27578
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como o Serviço Público de Media em Portugal, representado pela RTP 2, cumpriu o papel de “formar” audiências por meio de sua programação televisiva entre 2003 e 2017. Através de análises das grelhas de programação e entrevistas com os diretores do canal durante o período referido, esta investigação tentou oferecer uma perspectiva holística dos programas formativos da RTP 2, buscando perceber a relevância dada a estes conteúdos e relacionando a construção das grelhas com os contextos estruturais, financeiros e conceituais que rodearam o canal em cada período. Através de uma estratégia metodológica mista, que incluiu a triangulação de dados qualitativos e quantitativos, o estudo concluiu que a programação formativa da RTP 2 nos últimos 15 anos apresentou conteúdos pouco diversificados, com uma repetição significativa de gêneros, prejudicando o aspecto da qualidade. Apesar dos desafios na produção de conteúdos que respeitem integralmente os valores propostos pelo Serviço Público de Media, a RTP 2 se apresenta como um canal relevante na propagação de conteúdos formativos para todos os públicos e comprometido com a distribuição de cultura e conhecimento, ainda que não de forma ideal. A dualidade entre interesse público e busca pelas audiências, assim como qualidade de conteúdos e investimento financeiro foram alguns dos contextos discutidos pelos diretores e que influenciaram a determinação dos conteúdos nas grelhas.
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