Os conteúdos formativos nas grelhas de programação da RTP2 : 2003-2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27578 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender como o Serviço Público de Media em Portugal, representado pela RTP 2, cumpriu o papel de “formar” audiências por meio de sua programação televisiva entre 2003 e 2017. Através de análises das grelhas de programação e entrevistas com os diretores do canal durante o período referido, esta investigação tentou oferecer uma perspectiva holística dos programas formativos da RTP 2, buscando perceber a relevância dada a estes conteúdos e relacionando a construção das grelhas com os contextos estruturais, financeiros e conceituais que rodearam o canal em cada período. Através de uma estratégia metodológica mista, que incluiu a triangulação de dados qualitativos e quantitativos, o estudo concluiu que a programação formativa da RTP 2 nos últimos 15 anos apresentou conteúdos pouco diversificados, com uma repetição significativa de gêneros, prejudicando o aspecto da qualidade. Apesar dos desafios na produção de conteúdos que respeitem integralmente os valores propostos pelo Serviço Público de Media, a RTP 2 se apresenta como um canal relevante na propagação de conteúdos formativos para todos os públicos e comprometido com a distribuição de cultura e conhecimento, ainda que não de forma ideal. A dualidade entre interesse público e busca pelas audiências, assim como qualidade de conteúdos e investimento financeiro foram alguns dos contextos discutidos pelos diretores e que influenciaram a determinação dos conteúdos nas grelhas. |
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Os conteúdos formativos nas grelhas de programação da RTP2 : 2003-2017Serviço Público de MediaRTP 2TelevisãoConteúdos formativosProgramaçãoAudiênciasPublic Media ServiceTelevisionEducative contentProgrammingAudiencesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste estudo tem como objetivo compreender como o Serviço Público de Media em Portugal, representado pela RTP 2, cumpriu o papel de “formar” audiências por meio de sua programação televisiva entre 2003 e 2017. Através de análises das grelhas de programação e entrevistas com os diretores do canal durante o período referido, esta investigação tentou oferecer uma perspectiva holística dos programas formativos da RTP 2, buscando perceber a relevância dada a estes conteúdos e relacionando a construção das grelhas com os contextos estruturais, financeiros e conceituais que rodearam o canal em cada período. Através de uma estratégia metodológica mista, que incluiu a triangulação de dados qualitativos e quantitativos, o estudo concluiu que a programação formativa da RTP 2 nos últimos 15 anos apresentou conteúdos pouco diversificados, com uma repetição significativa de gêneros, prejudicando o aspecto da qualidade. Apesar dos desafios na produção de conteúdos que respeitem integralmente os valores propostos pelo Serviço Público de Media, a RTP 2 se apresenta como um canal relevante na propagação de conteúdos formativos para todos os públicos e comprometido com a distribuição de cultura e conhecimento, ainda que não de forma ideal. A dualidade entre interesse público e busca pelas audiências, assim como qualidade de conteúdos e investimento financeiro foram alguns dos contextos discutidos pelos diretores e que influenciaram a determinação dos conteúdos nas grelhas.This study aims to understand how the Public Service Media in Portugal, represented by RTP 2, fulfilled the role of educating audiences through its television programming between 2003 and 2017. By providing an analysis of the programming tables and interviews with the channel’s previous directors during the referred time, this investigation tried to offer a holistic perspective of the educative programs within the RTP 2 schedule grids. The study attempted to understand the relevance given to the content while relating it to the way the grids were assembled taking into account the channel’s structural, financial and conceptual context during each period of time. Through a mixed methodological strategy, which included the triangulation of both quantitative and qualitative data, this study concluded that the educative programs of RTP 2 in the past 15 years presented contents not much diverse, with a significant repetition of genre and little innovation, which compromised the aspect of quality. Despite the challenges in the production of content that fully respect the values proposed by the Public Service Media, RTP 2 presents itself as a relevant channel in the propagation of educative contents for all audiences and committed to the distribution of culture and knowledge, although not ideally. The duality between content quality and financial investment, as well as public interest and TV ratings were some of the contexts discussed by the directors and that influenced the content determination in the grids.Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAugusto, Mariana Silva2019-05-07T14:51:28Z2018-10-1820182018-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27578TID:201989220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:05.678587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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