Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, João Carlos
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Afonso, Carlos, Gomes, Miguel Prata, Andrade, Manuela, Pinheiro, Ana, Correia, Secundino, Pequito, Paula, Medeiros, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/703
Resumo: Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças.
id RCAP_e91bb4859e4adb33192b4428f4780abe
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)AprendizagemMicromundus AIAProjecto de investigaçãoTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)Jardineiros do MarRobot RoamerEscrita criativaMicromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças.2008-12-11T10:26:03Z2013-05-20T13:53:46Z2004-03-01T00:00:00Z2004-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/703por1645-9377Matos, João CarlosAfonso, CarlosGomes, Miguel PrataAndrade, ManuelaPinheiro, AnaCorreia, SecundinoPequito, PaulaMedeiros, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:19.818151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
title Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
spellingShingle Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
Matos, João Carlos
Aprendizagem
Micromundus AIA
Projecto de investigação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Jardineiros do Mar
Robot Roamer
Escrita criativa
title_short Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
title_full Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
title_fullStr Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
title_full_unstemmed Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
title_sort Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
author Matos, João Carlos
author_facet Matos, João Carlos
Afonso, Carlos
Gomes, Miguel Prata
Andrade, Manuela
Pinheiro, Ana
Correia, Secundino
Pequito, Paula
Medeiros, Paula
author_role author
author2 Afonso, Carlos
Gomes, Miguel Prata
Andrade, Manuela
Pinheiro, Ana
Correia, Secundino
Pequito, Paula
Medeiros, Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, João Carlos
Afonso, Carlos
Gomes, Miguel Prata
Andrade, Manuela
Pinheiro, Ana
Correia, Secundino
Pequito, Paula
Medeiros, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Micromundus AIA
Projecto de investigação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Jardineiros do Mar
Robot Roamer
Escrita criativa
topic Aprendizagem
Micromundus AIA
Projecto de investigação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Jardineiros do Mar
Robot Roamer
Escrita criativa
description Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01T00:00:00Z
2004-03
2008-12-11T10:26:03Z
2013-05-20T13:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/703
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131616076890112