Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/703 |
Resumo: | Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças. |
id |
RCAP_e91bb4859e4adb33192b4428f4780abe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)AprendizagemMicromundus AIAProjecto de investigaçãoTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)Jardineiros do MarRobot RoamerEscrita criativaMicromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças.2008-12-11T10:26:03Z2013-05-20T13:53:46Z2004-03-01T00:00:00Z2004-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/703por1645-9377Matos, João CarlosAfonso, CarlosGomes, Miguel PrataAndrade, ManuelaPinheiro, AnaCorreia, SecundinoPequito, PaulaMedeiros, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:19.818151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
title |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
spellingShingle |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) Matos, João Carlos Aprendizagem Micromundus AIA Projecto de investigação Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Jardineiros do Mar Robot Roamer Escrita criativa |
title_short |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
title_full |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
title_fullStr |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
title_full_unstemmed |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
title_sort |
Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação) |
author |
Matos, João Carlos |
author_facet |
Matos, João Carlos Afonso, Carlos Gomes, Miguel Prata Andrade, Manuela Pinheiro, Ana Correia, Secundino Pequito, Paula Medeiros, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Carlos Gomes, Miguel Prata Andrade, Manuela Pinheiro, Ana Correia, Secundino Pequito, Paula Medeiros, Paula |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, João Carlos Afonso, Carlos Gomes, Miguel Prata Andrade, Manuela Pinheiro, Ana Correia, Secundino Pequito, Paula Medeiros, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Micromundus AIA Projecto de investigação Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Jardineiros do Mar Robot Roamer Escrita criativa |
topic |
Aprendizagem Micromundus AIA Projecto de investigação Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Jardineiros do Mar Robot Roamer Escrita criativa |
description |
Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-01T00:00:00Z 2004-03 2008-12-11T10:26:03Z 2013-05-20T13:53:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/703 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131616076890112 |