ATERROS EM OBRAS RODOVIÁRIAS OU FERROVIÁRIAS - IMPORTÂNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS NA DEFINIÇÃO DA SUA GEOMETRIA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35199 |
Resumo: | Os aterros são construídos pela compactação sucessiva de camadas de solos com características adequadas para este efeito (ou seja, solos com características aceites à luz do caderno de encargos do empreendimento), devendo essa compactação corresponder o mais possível aos valores de compactação padrão, obtidos em ensaio de compactação laboratorial. Por outro lado, a geometria dos aterros deve ser determinada garantindo a estabilidade da estrutura, em particular a estabilidade dos seus taludes. Estudou-se a relação entre a variação do valor do factor de segurança associado ao cálculo de estabilidade de dois aterros constituídos pelo mesmo solo, em função da variação do teor em água aquando da sua compactação. |
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