Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.865 |
Resumo: | Com base em teorias acerca da coralidade nos estudos do som, do teatro e do neorrealismo italiano, este artigo analisa as aparições de vozes em conjunto na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) de Leon Hirszman. Defende-se que a coralidade se instaura paradoxalmente nas obras tanto como manifestação espontânea de instâncias separadas em conjunto quanto coletivo fantasmático, alucinado ou encenado, dessas mesmas instâncias. O artigo evidencia a coralidade como enriquecedora ferramenta de análise fílmica num âmbito geral, expandindo o corpus cinematográfico e os suportes artísticos em que o termo foi historicamente utilizado e compreendendo-o como uma aparição potente no cinema. Na trilogia de Hirszman, aponta-se para uma coralidade que evidencia, através de suas vozes coletivas, uma relação de trabalho no campo que integra de forma solidária, embora contraditória, terra, esforço e comunidade. |
id |
RCAP_e925561b825dcc880a5d4082a9320cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76)Echoing the Chants: The Chorality of Voices in Leon Hirszman’s Work Songs Trilogy (1975-76)CinemachoirchoralityLeon Hirszmanwork songsCinemacorocoralidadeLeon Hirszmancantos de trabalhoCom base em teorias acerca da coralidade nos estudos do som, do teatro e do neorrealismo italiano, este artigo analisa as aparições de vozes em conjunto na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) de Leon Hirszman. Defende-se que a coralidade se instaura paradoxalmente nas obras tanto como manifestação espontânea de instâncias separadas em conjunto quanto coletivo fantasmático, alucinado ou encenado, dessas mesmas instâncias. O artigo evidencia a coralidade como enriquecedora ferramenta de análise fílmica num âmbito geral, expandindo o corpus cinematográfico e os suportes artísticos em que o termo foi historicamente utilizado e compreendendo-o como uma aparição potente no cinema. Na trilogia de Hirszman, aponta-se para uma coralidade que evidencia, através de suas vozes coletivas, uma relação de trabalho no campo que integra de forma solidária, embora contraditória, terra, esforço e comunidade.Drawing on theories about chorality in the fields of sound, theatre and neorrealist cinema, this article analyses the joint vocalizations in the Work Songs trilogy (1975-76), directed by Leon Hirszman. It argues that this chorality is paradoxically established in the works both as a spontaneous manifestation of separate instances brought together and as a phantasmatic, hallucinated or staged collective of these same instances. The article highlights chorality as an enriching tool for filmic analysis in a general scope, expanding the cinematic corpus and artistic media in which the term has been historically used and understanding it as a potent appearance in cinema. In Hirszman’s trilogy, chorality evidences through its joint vocalizations a rural labour relationship that integrates land, effort and community in a solidary, albeit contradictory, way.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.865https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.865Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 2 (2022): Cinema and anthropology; 55-80Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 2 (2022): Cinema e antropologia; 55-802183-175010.14591/aniki.v9n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/865http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/865/485Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme, Rodrigo2024-01-26T02:03:29Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:23.871587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) Echoing the Chants: The Chorality of Voices in Leon Hirszman’s Work Songs Trilogy (1975-76) |
title |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) |
spellingShingle |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) Leme, Rodrigo Cinema choir chorality Leon Hirszman work songs Cinema coro coralidade Leon Hirszman cantos de trabalho |
title_short |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) |
title_full |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) |
title_fullStr |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) |
title_full_unstemmed |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) |
title_sort |
Ecoar-se aos Cantos: A coralidade das vozes na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) |
author |
Leme, Rodrigo |
author_facet |
Leme, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema choir chorality Leon Hirszman work songs Cinema coro coralidade Leon Hirszman cantos de trabalho |
topic |
Cinema choir chorality Leon Hirszman work songs Cinema coro coralidade Leon Hirszman cantos de trabalho |
description |
Com base em teorias acerca da coralidade nos estudos do som, do teatro e do neorrealismo italiano, este artigo analisa as aparições de vozes em conjunto na trilogia Cantos de trabalho (1975-76) de Leon Hirszman. Defende-se que a coralidade se instaura paradoxalmente nas obras tanto como manifestação espontânea de instâncias separadas em conjunto quanto coletivo fantasmático, alucinado ou encenado, dessas mesmas instâncias. O artigo evidencia a coralidade como enriquecedora ferramenta de análise fílmica num âmbito geral, expandindo o corpus cinematográfico e os suportes artísticos em que o termo foi historicamente utilizado e compreendendo-o como uma aparição potente no cinema. Na trilogia de Hirszman, aponta-se para uma coralidade que evidencia, através de suas vozes coletivas, uma relação de trabalho no campo que integra de forma solidária, embora contraditória, terra, esforço e comunidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.865 https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.865 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/865 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/865/485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 2 (2022): Cinema and anthropology; 55-80 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 2 (2022): Cinema e antropologia; 55-80 2183-1750 10.14591/aniki.v9n2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060511023104 |