Uso da realidade aumentada e virtual na gestão de marcas de luxo: caracterização dos esforços atuais e propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carolina Inês Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/25018
Resumo: O foco da presente dissertação é o estudo do uso da Realidade Aumentada e Virtual na gestão de marcas de luxo, fazendo uma caracterização dos esforços atuais e propostas para o futuro. O objetivo passa por compreender melhor as temáticas em estudo, percebendo de que forma as tecnologias de Realidade Aumentada estão a ser introduzidas no mercado de luxo, compreender as perceções do mercado acerca do seu uso e propor caminhos de evolução. É feita uma abordagem qualitativa, com uma análise de práticas do mercado e com a realização de entrevistas – a consumidores de luxo e a especialistas das áreas estudadas. Foram entrevistados 4 especialistas e 12 consumidores. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados valoriza a qualidade dos artigos de luxo e apreciam o atendimento, ao comprar em loja. Metade dos consumidores entrevistados já experimentaram ferramentas de realidade aumentada e virtual, e acreditam no seu potencial complementar. As entrevistas a especialistas mostraram que o digital na área do luxo ainda tem um grande caminho a percorrer, mas as tecnologias podem ser muito úteis para melhorar a jornada de compra. Conclui-se que o mercado de luxo já demonstra utilizações das tecnologias de realidade aumentada na jornada do consumidor. Estas ferramentas estão a ser cada vez mais aceites, assim como é aceite a possibilidade de serem usadas futuramente no mercado de luxo em vários âmbitos. Existem diferentes caminhos para estas tecnologias no âmbito do luxo, no entanto conclui-se que há um futuro promissor para as suas utilizações pelo mercado e pelos consumidores.
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