O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Camila Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20622
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_e937cf5fb0e55662d51cb86ec4f31abd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratórioImprintingStart-upFundadorRelacionamentos IniciaisClientesFornecedoresFounderNetworkInitial RelationshipsClientsSuppliersMestrado em MarketingAs organizações incorporam e manifestam as condições e restrições do passado, como reflexo das suas experiências, num processo designado como imprinting. De acordo com essa literatura, vários fatores podem estar envolvidos no processo de imprinting na fase inicial da vida de uma start-up. Partindo do pressuposto de que a formação de uma start-up é um processo de inserção num contexto relacional, este estudo tem como propósito explorar o papel do fundador e dos primeiros relacionamentos de negócio no processo de imprinting de uma empresa. Com esse propósito, realizou-se um estudo de caso longitudinal envolvendo uma empresa que opera na indústria de moldes. A recolha de dados foi feita através de entrevistas em profundidade semiestruturadas com o CEO da empresa. A principal conclusão é que o imprinting, em ambas as dimensões do fundador e relacionamentos de negócio, tem uma natureza mais próxima ou imediata, na capacidade de obter recursos, de perseguir oportunidades, partilha de conhecimento, e mais distante em termos de performance, crescimento e novos mercados através do estabelecimento e desenvolvimento de relacionamentos de negócio com outras empresas específicas.Organizations include and manifest conditions and restrictions from the past, as a reflection from their past experiences, in a so-called process of imprinting. According to the literature, several factors may be involved in the imprinting process in the early stage of a start-up's life. Based on the assumption that the start-up's formation is a process of insertion in a relational context, this study seeks to explore the importance of both the founders' role and of the first business relationships in the imprinting process of the company. For this purpose, a longitudinal case study was carried out involving a company operating in the mold industry. To collect data, semi-structured interviews were conducted with the CEO of the company. The main conclusion is that imprinting, in both dimensions of the founder and business relationships, has a closer or immediate nature, in the ability to obtain resources, to pursue opportunities, to share knowledge, and more distant in terms of performance, growth and new markets through the establishment and development of business relationships with other specific companies.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaSoares, Camila Sousa2020-12-08T14:11:30Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20622porSoares, Camila Sousa (2020). "O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:19.049219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
title O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
spellingShingle O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
Soares, Camila Sousa
Imprinting
Start-up
Fundador
Relacionamentos Iniciais
Clientes
Fornecedores
Founder
Network
Initial Relationships
Clients
Suppliers
title_short O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
title_full O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
title_fullStr O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
title_full_unstemmed O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
title_sort O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
author Soares, Camila Sousa
author_facet Soares, Camila Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Camila Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Imprinting
Start-up
Fundador
Relacionamentos Iniciais
Clientes
Fornecedores
Founder
Network
Initial Relationships
Clients
Suppliers
topic Imprinting
Start-up
Fundador
Relacionamentos Iniciais
Clientes
Fornecedores
Founder
Network
Initial Relationships
Clients
Suppliers
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08T14:11:30Z
2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20622
url http://hdl.handle.net/10400.5/20622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, Camila Sousa (2020). "O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131145702473728