O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20622 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_e937cf5fb0e55662d51cb86ec4f31abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20622 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratórioImprintingStart-upFundadorRelacionamentos IniciaisClientesFornecedoresFounderNetworkInitial RelationshipsClientsSuppliersMestrado em MarketingAs organizações incorporam e manifestam as condições e restrições do passado, como reflexo das suas experiências, num processo designado como imprinting. De acordo com essa literatura, vários fatores podem estar envolvidos no processo de imprinting na fase inicial da vida de uma start-up. Partindo do pressuposto de que a formação de uma start-up é um processo de inserção num contexto relacional, este estudo tem como propósito explorar o papel do fundador e dos primeiros relacionamentos de negócio no processo de imprinting de uma empresa. Com esse propósito, realizou-se um estudo de caso longitudinal envolvendo uma empresa que opera na indústria de moldes. A recolha de dados foi feita através de entrevistas em profundidade semiestruturadas com o CEO da empresa. A principal conclusão é que o imprinting, em ambas as dimensões do fundador e relacionamentos de negócio, tem uma natureza mais próxima ou imediata, na capacidade de obter recursos, de perseguir oportunidades, partilha de conhecimento, e mais distante em termos de performance, crescimento e novos mercados através do estabelecimento e desenvolvimento de relacionamentos de negócio com outras empresas específicas.Organizations include and manifest conditions and restrictions from the past, as a reflection from their past experiences, in a so-called process of imprinting. According to the literature, several factors may be involved in the imprinting process in the early stage of a start-up's life. Based on the assumption that the start-up's formation is a process of insertion in a relational context, this study seeks to explore the importance of both the founders' role and of the first business relationships in the imprinting process of the company. For this purpose, a longitudinal case study was carried out involving a company operating in the mold industry. To collect data, semi-structured interviews were conducted with the CEO of the company. The main conclusion is that imprinting, in both dimensions of the founder and business relationships, has a closer or immediate nature, in the ability to obtain resources, to pursue opportunities, to share knowledge, and more distant in terms of performance, growth and new markets through the establishment and development of business relationships with other specific companies.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaSoares, Camila Sousa2020-12-08T14:11:30Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20622porSoares, Camila Sousa (2020). "O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:19.049219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
title |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
spellingShingle |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório Soares, Camila Sousa Imprinting Start-up Fundador Relacionamentos Iniciais Clientes Fornecedores Founder Network Initial Relationships Clients Suppliers |
title_short |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
title_full |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
title_fullStr |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
title_full_unstemmed |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
title_sort |
O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório |
author |
Soares, Camila Sousa |
author_facet |
Soares, Camila Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Camila Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imprinting Start-up Fundador Relacionamentos Iniciais Clientes Fornecedores Founder Network Initial Relationships Clients Suppliers |
topic |
Imprinting Start-up Fundador Relacionamentos Iniciais Clientes Fornecedores Founder Network Initial Relationships Clients Suppliers |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-08T14:11:30Z 2020-10 2020-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20622 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Soares, Camila Sousa (2020). "O processo de Imprinting em start-ups numa perspetiva de redes : um caso exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131145702473728 |