ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Baltazar
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Brandão, João, Valadares, Isabel
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.18/1145
Resumo: O sistema ADÉLIA – Acidentes Domésticos e de Lazer Informação Adequada, foi criado em 2000, e é coordenado pelo Observatório Nacional de Saúde do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Em termos sucintos é um sistema de recolha de informação sobre acidentes domésticos e de lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências das unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Este sistema é desenvolvido em estreita colaboração com o Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF). Mais especificamente os principais objectivos do sistema ADÉLIA são: · a curto prazo: determinar frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos; · a um prazo mais dilatado: identificar situações de risco, bem como produtos perigosos, que propiciem a ocorrência de ADL; estabelecendo assim uma base de apoio para a definição de políticas de prevenção baseadas na evidência. O presente relatório tem como objectivo a apresentação de uma análise descritiva dos dados recolhidos pelo sistema ADÉLIA durante o ano de 2003.
id RCAP_e9387e4204e518b62ccecf9a722facf9
oai_identifier_str oai:repositorio.insa.pt:10400.18/1145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003Acidentes DomésticosLazerEstados de Saúde e de DoençaO sistema ADÉLIA – Acidentes Domésticos e de Lazer Informação Adequada, foi criado em 2000, e é coordenado pelo Observatório Nacional de Saúde do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Em termos sucintos é um sistema de recolha de informação sobre acidentes domésticos e de lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências das unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Este sistema é desenvolvido em estreita colaboração com o Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF). Mais especificamente os principais objectivos do sistema ADÉLIA são: · a curto prazo: determinar frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos; · a um prazo mais dilatado: identificar situações de risco, bem como produtos perigosos, que propiciem a ocorrência de ADL; estabelecendo assim uma base de apoio para a definição de políticas de prevenção baseadas na evidência. O presente relatório tem como objectivo a apresentação de uma análise descritiva dos dados recolhidos pelo sistema ADÉLIA durante o ano de 2003.Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP. Observatório Nacional de SaúdeRepositório Científico do Instituto Nacional de SaúdeNunes, BaltazarBrandão, JoãoValadares, Isabel2013-01-18T15:38:27Z2004-092004-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.18/1145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T15:38:25Zoai:repositorio.insa.pt:10400.18/1145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:36:02.636619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
title ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
spellingShingle ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
Nunes, Baltazar
Acidentes Domésticos
Lazer
Estados de Saúde e de Doença
title_short ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
title_full ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
title_fullStr ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
title_full_unstemmed ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
title_sort ADELIA–Acidentes Domésticos e de Lazer: Informação Adequada : relatório 2003
author Nunes, Baltazar
author_facet Nunes, Baltazar
Brandão, João
Valadares, Isabel
author_role author
author2 Brandão, João
Valadares, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Baltazar
Brandão, João
Valadares, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes Domésticos
Lazer
Estados de Saúde e de Doença
topic Acidentes Domésticos
Lazer
Estados de Saúde e de Doença
description O sistema ADÉLIA – Acidentes Domésticos e de Lazer Informação Adequada, foi criado em 2000, e é coordenado pelo Observatório Nacional de Saúde do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Em termos sucintos é um sistema de recolha de informação sobre acidentes domésticos e de lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências das unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Este sistema é desenvolvido em estreita colaboração com o Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF). Mais especificamente os principais objectivos do sistema ADÉLIA são: · a curto prazo: determinar frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos; · a um prazo mais dilatado: identificar situações de risco, bem como produtos perigosos, que propiciem a ocorrência de ADL; estabelecendo assim uma base de apoio para a definição de políticas de prevenção baseadas na evidência. O presente relatório tem como objectivo a apresentação de uma análise descritiva dos dados recolhidos pelo sistema ADÉLIA durante o ano de 2003.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09
2004-09-01T00:00:00Z
2013-01-18T15:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.18/1145
url http://hdl.handle.net/10400.18/1145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP. Observatório Nacional de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP. Observatório Nacional de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551124737032192