O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1354 |
Resumo: | Este estudo, na sequência do trabalho de Merriman (2012), remete para a pertinência dos programas de intervenção focados na autoeficácia de crianças e jovens sobredotados e surge na linha das conclusões de estudos (e.g. Turki & Al-Qaisy, 2012) que apontam para a existência de uma relação entre os problemas de ajustamento psicológico de indivíduos sobredotados (Baker, 2004; Bahia & Trindade, 2012; Garcia-Santos, Almeida & Cruz, 2012; Miranda, 2014; Rocha, Almeida, Cruz, Fonseca, & Félix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) e a autoeficácia. Foi realizado um estudo na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no qual se averiguou o impacto na autoeficácia percebida em crianças e jovens sobredotados após a frequência de um Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais (PCPSE). Foi aplicada a Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida (EMAEP), versão portuguesa adaptada por Odília Teixeira (2008), em dois momentos (pré e pós frequência do PCPSE), o que possibilitou a avaliação dos níveis de autoeficácia com o programa acima mencionado. Este estudo apresenta dados inovadores no que reporta à relação da autoeficácia com a sobredotação, pois assinala que os programas centrados no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, não têm influxo na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados. Como principal implicação desta investigação, destacamos a relevância dos programas de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais no ajustamento e bem-estar psicológico de crianças e jovens sobredotados e o interesse de potenciar-se o acompanhamento especializado e permanente a estes indivíduos. |
id |
RCAP_e93a43eac671005e2eef548018f6fe56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1354 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais.SobredotaçãoAutoeficáciaEMAEP (Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida)PCPSE (Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais)GiftednessSelf-efficacyMultidimensional Scale of Perceived Self-efficacyPersonal social and emotional SkillsEste estudo, na sequência do trabalho de Merriman (2012), remete para a pertinência dos programas de intervenção focados na autoeficácia de crianças e jovens sobredotados e surge na linha das conclusões de estudos (e.g. Turki & Al-Qaisy, 2012) que apontam para a existência de uma relação entre os problemas de ajustamento psicológico de indivíduos sobredotados (Baker, 2004; Bahia & Trindade, 2012; Garcia-Santos, Almeida & Cruz, 2012; Miranda, 2014; Rocha, Almeida, Cruz, Fonseca, & Félix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) e a autoeficácia. Foi realizado um estudo na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no qual se averiguou o impacto na autoeficácia percebida em crianças e jovens sobredotados após a frequência de um Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais (PCPSE). Foi aplicada a Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida (EMAEP), versão portuguesa adaptada por Odília Teixeira (2008), em dois momentos (pré e pós frequência do PCPSE), o que possibilitou a avaliação dos níveis de autoeficácia com o programa acima mencionado. Este estudo apresenta dados inovadores no que reporta à relação da autoeficácia com a sobredotação, pois assinala que os programas centrados no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, não têm influxo na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados. Como principal implicação desta investigação, destacamos a relevância dos programas de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais no ajustamento e bem-estar psicológico de crianças e jovens sobredotados e o interesse de potenciar-se o acompanhamento especializado e permanente a estes indivíduos.This study, following the work of Merriman (2012), refers to the appropriateness of the intervention programmes focused on self-efficacy of gifted children and young people and in line with the conclusions of studies (e.g. Turki Al-Qaisy &, 2012) that point to the existence of a relationship between psychological adjustment problems of gifted individuals (Baker, 2004; Bahia & Trinity, 2012; Garcia Santos Almeida & cross, 2012; Miranda, 2014; Rock, Almeida, cross, Fonseca, & Felix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) and self-efficacy. A study was conducted in the National Association for the study and intervention on Giftedness (RINGS), which examined the impact on perceived self-efficacy in gifted children and youth after the frequency of a program of Personal social and emotional Skills (PCPSE). Was applied to Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy (EMAEP), portuguese version adapted by Odilia Teixeira (2008), in two times (pre and post PCPSE frequency), allowing the evaluation of the levels of self-efficacy with the aforementioned program. This study presents innovative data that reports the relationship of self-efficacy with giftedness, because notes that programmes focusing on the development of personal, social and emotional skills, have no influx in perceived self-efficacy of gifted children and young people. The main implication of this investigation, we highlight the relevance of personal skills development programs, social and emotional adjustment and psychological well-being of gifted children and young people and the interest of promoting the specialized and permanent follow-up to these individuals.Universidade Portucalense2015-12-14T16:04:40Z2015-07-01T00:00:00Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1354TID:201169568porCota: TMPS 50Medeiros, Ana Micaela Limainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:36ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
title |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
spellingShingle |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. Medeiros, Ana Micaela Lima Sobredotação Autoeficácia EMAEP (Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida) PCPSE (Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais) Giftedness Self-efficacy Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy Personal social and emotional Skills |
title_short |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
title_full |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
title_fullStr |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
title_full_unstemmed |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
title_sort |
O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. |
author |
Medeiros, Ana Micaela Lima |
author_facet |
Medeiros, Ana Micaela Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Ana Micaela Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobredotação Autoeficácia EMAEP (Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida) PCPSE (Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais) Giftedness Self-efficacy Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy Personal social and emotional Skills |
topic |
Sobredotação Autoeficácia EMAEP (Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida) PCPSE (Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais) Giftedness Self-efficacy Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy Personal social and emotional Skills |
description |
Este estudo, na sequência do trabalho de Merriman (2012), remete para a pertinência dos programas de intervenção focados na autoeficácia de crianças e jovens sobredotados e surge na linha das conclusões de estudos (e.g. Turki & Al-Qaisy, 2012) que apontam para a existência de uma relação entre os problemas de ajustamento psicológico de indivíduos sobredotados (Baker, 2004; Bahia & Trindade, 2012; Garcia-Santos, Almeida & Cruz, 2012; Miranda, 2014; Rocha, Almeida, Cruz, Fonseca, & Félix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) e a autoeficácia. Foi realizado um estudo na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no qual se averiguou o impacto na autoeficácia percebida em crianças e jovens sobredotados após a frequência de um Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais (PCPSE). Foi aplicada a Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida (EMAEP), versão portuguesa adaptada por Odília Teixeira (2008), em dois momentos (pré e pós frequência do PCPSE), o que possibilitou a avaliação dos níveis de autoeficácia com o programa acima mencionado. Este estudo apresenta dados inovadores no que reporta à relação da autoeficácia com a sobredotação, pois assinala que os programas centrados no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, não têm influxo na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados. Como principal implicação desta investigação, destacamos a relevância dos programas de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais no ajustamento e bem-estar psicológico de crianças e jovens sobredotados e o interesse de potenciar-se o acompanhamento especializado e permanente a estes indivíduos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14T16:04:40Z 2015-07-01T00:00:00Z 2015-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1354 TID:201169568 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1354 |
identifier_str_mv |
TID:201169568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMPS 50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302549399863296 |