Ensino especial: Instituições de recuperação ou instituições de marginalização? Análise dum internato para «crianças débeis»

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Margarida Alves
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: Pinto, Jorge Bento, Pimenta, Maria de Lourdes Zagalo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1992
Resumo: Os autores do presente artigo analisaram a forma como os técnicos de ensino especial, que se ocupam de crianças débeis mentais em instituições, as percepcionam, e quais as razões que invocam como sendo a origem das suas eventuais dificuldades. Partindo da hipótese que o poder institucional dos técnicos e o tipo de relação com as crianças determina a forma como são percepcionadas as suas características e possibilidades de êxito escolar e profissional, assim como o tipo de explicação invocada para estes factos, analisaram uma instituição para crianças débeis médias, em Lisboa. As conclusões, ainda que provisórias, apontam, de facto, no sentido das hipóteses formuladas.
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