A robótica no ensino e aprendizagem de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, António Sérgio Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15076
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto.
id RCAP_e94af252dd61e7cd883e3e2dcbafde22
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A robótica no ensino e aprendizagem de programaçãoRobóticaEstratégias de aprendizagemProgramaçãoRobotics pedagogicProgramming teachingLearningTeaching kitsArduinoTechnology adoption modelO presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto.The present study verifies the real impact that the use of pedagogic robotics in teachinglearning programming can have in improving student’s performance. Robotics promotes in the student, besides motivation, other positive aspects for their learning as, logical reasoning, teamwork, interdisciplinarity, autonomy. The intervention proposal involved the construction and programming of a robotic kit and the use of the Arduino platform. The strategies of its implementation were based on the use of problem-based learning, using pedagogic robotics and collaborative work. The results demonstrate that the use of pedagogical robotics contributed to the accomplishment of the proposed objective.2018-02-01T15:25:17Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-122017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15076TID:201782880porPereira, António Sérgio Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:00.701632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A robótica no ensino e aprendizagem de programação
title A robótica no ensino e aprendizagem de programação
spellingShingle A robótica no ensino e aprendizagem de programação
Pereira, António Sérgio Gomes
Robótica
Estratégias de aprendizagem
Programação
Robotics pedagogic
Programming teaching
Learning
Teaching kits
Arduino
Technology adoption model
title_short A robótica no ensino e aprendizagem de programação
title_full A robótica no ensino e aprendizagem de programação
title_fullStr A robótica no ensino e aprendizagem de programação
title_full_unstemmed A robótica no ensino e aprendizagem de programação
title_sort A robótica no ensino e aprendizagem de programação
author Pereira, António Sérgio Gomes
author_facet Pereira, António Sérgio Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, António Sérgio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica
Estratégias de aprendizagem
Programação
Robotics pedagogic
Programming teaching
Learning
Teaching kits
Arduino
Technology adoption model
topic Robótica
Estratégias de aprendizagem
Programação
Robotics pedagogic
Programming teaching
Learning
Teaching kits
Arduino
Technology adoption model
description O presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T00:00:00Z
2017-12-12
2017-10
2018-02-01T15:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15076
TID:201782880
url http://hdl.handle.net/10071/15076
identifier_str_mv TID:201782880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134872202117120