A robótica no ensino e aprendizagem de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15076 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto. |
id |
RCAP_e94af252dd61e7cd883e3e2dcbafde22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A robótica no ensino e aprendizagem de programaçãoRobóticaEstratégias de aprendizagemProgramaçãoRobotics pedagogicProgramming teachingLearningTeaching kitsArduinoTechnology adoption modelO presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto.The present study verifies the real impact that the use of pedagogic robotics in teachinglearning programming can have in improving student’s performance. Robotics promotes in the student, besides motivation, other positive aspects for their learning as, logical reasoning, teamwork, interdisciplinarity, autonomy. The intervention proposal involved the construction and programming of a robotic kit and the use of the Arduino platform. The strategies of its implementation were based on the use of problem-based learning, using pedagogic robotics and collaborative work. The results demonstrate that the use of pedagogical robotics contributed to the accomplishment of the proposed objective.2018-02-01T15:25:17Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-122017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15076TID:201782880porPereira, António Sérgio Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:00.701632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
title |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
spellingShingle |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação Pereira, António Sérgio Gomes Robótica Estratégias de aprendizagem Programação Robotics pedagogic Programming teaching Learning Teaching kits Arduino Technology adoption model |
title_short |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
title_full |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
title_fullStr |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
title_full_unstemmed |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
title_sort |
A robótica no ensino e aprendizagem de programação |
author |
Pereira, António Sérgio Gomes |
author_facet |
Pereira, António Sérgio Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, António Sérgio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Estratégias de aprendizagem Programação Robotics pedagogic Programming teaching Learning Teaching kits Arduino Technology adoption model |
topic |
Robótica Estratégias de aprendizagem Programação Robotics pedagogic Programming teaching Learning Teaching kits Arduino Technology adoption model |
description |
O presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T00:00:00Z 2017-12-12 2017-10 2018-02-01T15:25:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/15076 TID:201782880 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/15076 |
identifier_str_mv |
TID:201782880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134872202117120 |