Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Manuel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lemos, Fernando, Costa, Carlos, Silva, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38810
Resumo: O objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados.
id RCAP_e94d3ac12f44f3e491402581b25b75c6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Epistemologia e educação em turismo: ensino superior portuguêsTurismologiaEducação em turismoEnsino superiorÁreas científicas fundamentaisO objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados.The purpose of this article is interpret a part of the tourism phenomenon that is not yet fully revealed, their epistemology nature. This question has a great influence on the scientific, educational and curricular approaches in Portuguese higher education. The theoretical matrix is the analysis of the current epistemological status, the scientific structure and the educational organization in Tourism, in order to interpret the incidence of the current paradigm (s) in the composition of Tourism schools and their educational projects. For this purpose, the empirical research seeks to systematize secondary data about the reality of Portuguese higher education, with the objective of demonstrate the importance of this study area after an evolution of 30 years, in order to characterize the scientific status reached by the emerging scientific area of Tourism. Following this analysis, we can conclude on its gradual recognition in epistemological, scientific and educational in higher education, namely in Portugal. The basic scientific area identified in courses is mostly Tourism and Leisure or just Tourism. However, it is important to highlight a certain diversity of scientific areas considered fundamental in the curricula, which reveal the different approaches and Schools in which the courses are taught.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-19T10:36:34Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38810por10.34624/rtd.v1i27/28.10299Salgado, ManuelLemos, FernandoCosta, CarlosSilva, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:43Zoai:ria.ua.pt:10773/38810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:06.867499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
title Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
spellingShingle Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
Salgado, Manuel
Turismologia
Educação em turismo
Ensino superior
Áreas científicas fundamentais
title_short Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
title_full Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
title_fullStr Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
title_full_unstemmed Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
title_sort Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
author Salgado, Manuel
author_facet Salgado, Manuel
Lemos, Fernando
Costa, Carlos
Silva, João
author_role author
author2 Lemos, Fernando
Costa, Carlos
Silva, João
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Manuel
Lemos, Fernando
Costa, Carlos
Silva, João
dc.subject.por.fl_str_mv Turismologia
Educação em turismo
Ensino superior
Áreas científicas fundamentais
topic Turismologia
Educação em turismo
Ensino superior
Áreas científicas fundamentais
description O objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01
2023-07-19T10:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38810
url http://hdl.handle.net/10773/38810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v1i27/28.10299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137742346518528