Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38810 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados. |
id |
RCAP_e94d3ac12f44f3e491402581b25b75c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38810 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior portuguêsTurismologiaEducação em turismoEnsino superiorÁreas científicas fundamentaisO objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados.The purpose of this article is interpret a part of the tourism phenomenon that is not yet fully revealed, their epistemology nature. This question has a great influence on the scientific, educational and curricular approaches in Portuguese higher education. The theoretical matrix is the analysis of the current epistemological status, the scientific structure and the educational organization in Tourism, in order to interpret the incidence of the current paradigm (s) in the composition of Tourism schools and their educational projects. For this purpose, the empirical research seeks to systematize secondary data about the reality of Portuguese higher education, with the objective of demonstrate the importance of this study area after an evolution of 30 years, in order to characterize the scientific status reached by the emerging scientific area of Tourism. Following this analysis, we can conclude on its gradual recognition in epistemological, scientific and educational in higher education, namely in Portugal. The basic scientific area identified in courses is mostly Tourism and Leisure or just Tourism. However, it is important to highlight a certain diversity of scientific areas considered fundamental in the curricula, which reveal the different approaches and Schools in which the courses are taught.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-19T10:36:34Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38810por10.34624/rtd.v1i27/28.10299Salgado, ManuelLemos, FernandoCosta, CarlosSilva, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:43Zoai:ria.ua.pt:10773/38810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:06.867499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
title |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
spellingShingle |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português Salgado, Manuel Turismologia Educação em turismo Ensino superior Áreas científicas fundamentais |
title_short |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
title_full |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
title_fullStr |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
title_full_unstemmed |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
title_sort |
Epistemologia e educação em turismo: ensino superior português |
author |
Salgado, Manuel |
author_facet |
Salgado, Manuel Lemos, Fernando Costa, Carlos Silva, João |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Fernando Costa, Carlos Silva, João |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Manuel Lemos, Fernando Costa, Carlos Silva, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismologia Educação em turismo Ensino superior Áreas científicas fundamentais |
topic |
Turismologia Educação em turismo Ensino superior Áreas científicas fundamentais |
description |
O objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01 2023-07-19T10:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38810 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34624/rtd.v1i27/28.10299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137742346518528 |