O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1.ª Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Luísa Marinho Cruz Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1414
Resumo: O presente estudo propõe-se investigar a relação entre as seguintes áreas do saber: Surdez e literatura para a infância. Procura verificar de que forma é que o texto literário para a infância é utilizado como instrumento de inovação pedagógica na sala de aula de crianças Surdas do 1º ciclo. Pretende aferir da sensibilização dos professores para a utilização do texto literário, confirmando que o contacto regular dos alunos com a literatura para a infância é fundamental e profícua, abrindo caminho para descobertas múltiplas. Verifica que o elo de ligação entre Surdez e Literatura para a infância é um caminho ainda pouco explorado. Os professores no terreno encontram-se conscientes dos benefícios da literatura para a infância no percurso escolar e formativo dos alunos, estando empenhados em promover, tanto quanto lhes é possível, este tipo de experiências e aprendizagens enriquecedoras. Apesar disso, ainda veem sobre si a total responsabilidade de adaptar o texto literário ao contexto das crianças Surdas, o que implica muitas vezes que a beleza e a estrutura das narrativas possam ficar perdidas, em detrimento de uma tradução e explicação que são necessárias para estas crianças. Assim, sendo, esta investigação questiona a eficácia das adaptações feitas ao texto literário que é, por natureza, do domínio oral e escrito e verifica que a sua tradução para língua gestual, nunca é totalmente conseguida. Constata que ainda não tem havido muita preocupação em criar textos literários originais em Língua Gestual Portuguesa, capazes de ajudar os professores no terreno, evitando desta forma a tradução para uma outra língua cuja construção textual é diferente.ABSTRACT This study intends to investigate the relationship between the following areas: deafness and children’s literature. It seeks to verify in which way literary text is used as an innovative learning instrument for deaf children in primary school classrooms. It attempts to measure teachers’ awareness in the use of literary text, confirming that regular contact of students with literature for children is fundamental and fruitful, giving way to multiple discoveries. It verifies that the link between deafness and children’s literature is still a path not yet explored. Teachers in the field are aware of the benefits of children’s literature in student’s schooling and education, and are committed to promote this kind of enriching experience and learning as much as they can. Nevertheless, teachers still feel they hold the responsibility to adapt literary text to the context of deaf children, which frequently means that narrative beauty and structure may become lost, which is detrimental to a needed translation and explanation for these children. So, this research questions the effectiveness of adaptations of literary text which is by nature of the oral and written domains, and verifies that its translation into sign language is never fully achieved. It realizes that there hasn’t been much concern towards creating original literary texts in Portuguese Sign Language, able to assist teachers in the field, thus avoiding translation to another language which has a different textual construction.
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