Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Dorivan Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32505
Resumo: A partir de 2006, O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) passou a divulgar anualmente os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escolas do ensino médio. Tal divulgação fez parte do calendário acadêmico dos estabelecimentos de ensino, dos gestores escolares, estudantes, pais e comunidade em geral, além dos meios de comunicação que divulgam a área educacional brasileira. A análise foi realizada com os resultados de uma escola em comparação com os resultados das escolas de todo o território nacional na perspectiva de investigar se houve alguma modificação na organização escolar. Para tanto, foram utilizadas os microdados do Enem produzidos e divulgados pelo Inep no período de 2005 a 2015 que permitiram as avaliações criticas a interpretações e compreensão dos dados disponibilizados. Os dados revelam que esta classificação vem provocando alteração das práticas escolares com vistas a se classificarem melhor nos futuros exames, as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em preparar o estudante para se sair bem no exame. O desfecho desse trabalho finaliza com a ideia de que implantar novos ofícios à gestão escolar, é necessário destacar elementos da realidade cotidiana que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializa-las com os profissionais da escola para construir atividades eminentemente coletivas na direção da materialização de uma gestão administrativa e pedagógica a serviço das aprendizagens e que os resultados de um único exame não determinada a essência do trabalho de uma escola.
id RCAP_e976a1864c67b6fb000e755078c84524
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolarResultados do Enem por escolaGestão escolar por resultadosAvaliação externa como qualidadeEnem results by schoolSchool management by resultsExternal evaluation as qualityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA partir de 2006, O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) passou a divulgar anualmente os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escolas do ensino médio. Tal divulgação fez parte do calendário acadêmico dos estabelecimentos de ensino, dos gestores escolares, estudantes, pais e comunidade em geral, além dos meios de comunicação que divulgam a área educacional brasileira. A análise foi realizada com os resultados de uma escola em comparação com os resultados das escolas de todo o território nacional na perspectiva de investigar se houve alguma modificação na organização escolar. Para tanto, foram utilizadas os microdados do Enem produzidos e divulgados pelo Inep no período de 2005 a 2015 que permitiram as avaliações criticas a interpretações e compreensão dos dados disponibilizados. Os dados revelam que esta classificação vem provocando alteração das práticas escolares com vistas a se classificarem melhor nos futuros exames, as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em preparar o estudante para se sair bem no exame. O desfecho desse trabalho finaliza com a ideia de que implantar novos ofícios à gestão escolar, é necessário destacar elementos da realidade cotidiana que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializa-las com os profissionais da escola para construir atividades eminentemente coletivas na direção da materialização de uma gestão administrativa e pedagógica a serviço das aprendizagens e que os resultados de um único exame não determinada a essência do trabalho de uma escola.As of 2006, Inep (National Institute of Educational Studies and Research "Anísio Teixeira") started to disclose the results of the National High School Exam (Enem) annually by high schools. Such disclosure was part of the academic calendar of educational establishments, school administrators, students, parents and the community in general, in addition to the media that disseminate the Brazilian educational area. The analysis was carried out with the results of a school in comparison with the results of schools across the national territory in order to investigate whether there was any change in the school organization. To this end, the Enem microdata produced and disseminated by Inep in the period from 2005 to 2015 were used, which allowed critical assessments of interpretations and understanding of the available data. The data reveal that this classification has been causing changes in school practices in order to better classify themselves in future exams, classroom actions are planned with an emphasis on preparing the student to do well in the exam. The outcome of this work ends with the idea that implementing new trades for school management, it is necessary to highlight elements of everyday reality that are available in the results of external evaluations and socialize them with school professionals to build eminently collective activities towards materialization of administrative and pedagogical management at the service of learning and that the results of a single exam do not determine the essence of a school's work.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Dorivan Ferreira2021-04-12T16:27:45Z2020-10-2220202020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32505TID:202580610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:15.413635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
title Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
spellingShingle Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
Gomes, Dorivan Ferreira
Resultados do Enem por escola
Gestão escolar por resultados
Avaliação externa como qualidade
Enem results by school
School management by results
External evaluation as quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
title_full Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
title_fullStr Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
title_full_unstemmed Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
title_sort Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolar
author Gomes, Dorivan Ferreira
author_facet Gomes, Dorivan Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Dorivan Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Resultados do Enem por escola
Gestão escolar por resultados
Avaliação externa como qualidade
Enem results by school
School management by results
External evaluation as quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resultados do Enem por escola
Gestão escolar por resultados
Avaliação externa como qualidade
Enem results by school
School management by results
External evaluation as quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A partir de 2006, O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) passou a divulgar anualmente os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escolas do ensino médio. Tal divulgação fez parte do calendário acadêmico dos estabelecimentos de ensino, dos gestores escolares, estudantes, pais e comunidade em geral, além dos meios de comunicação que divulgam a área educacional brasileira. A análise foi realizada com os resultados de uma escola em comparação com os resultados das escolas de todo o território nacional na perspectiva de investigar se houve alguma modificação na organização escolar. Para tanto, foram utilizadas os microdados do Enem produzidos e divulgados pelo Inep no período de 2005 a 2015 que permitiram as avaliações criticas a interpretações e compreensão dos dados disponibilizados. Os dados revelam que esta classificação vem provocando alteração das práticas escolares com vistas a se classificarem melhor nos futuros exames, as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em preparar o estudante para se sair bem no exame. O desfecho desse trabalho finaliza com a ideia de que implantar novos ofícios à gestão escolar, é necessário destacar elementos da realidade cotidiana que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializa-las com os profissionais da escola para construir atividades eminentemente coletivas na direção da materialização de uma gestão administrativa e pedagógica a serviço das aprendizagens e que os resultados de um único exame não determinada a essência do trabalho de uma escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
2020
2020-10-22T00:00:00Z
2021-04-12T16:27:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32505
TID:202580610
url http://hdl.handle.net/10400.14/32505
identifier_str_mv TID:202580610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131978687053824