Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sílvia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Cruz, José Fernando A., Vasconcelos, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/11539
Resumo: Tendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo, e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.
id RCAP_e98914929ec7df0e8e4ff91382469353
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenhariaExcelênciaProfessoresEnsino SuperiorEngenhariaTendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo, e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMonteiro, SílviaAlmeida, Leandro S.Cruz, José Fernando A.Vasconcelos, Rosa20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11539por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 23:2 (2010) 213-238.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:27:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:10.500697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
title Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
spellingShingle Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
Monteiro, Sílvia
Excelência
Professores
Ensino Superior
Engenharia
title_short Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
title_full Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
title_fullStr Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
title_full_unstemmed Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
title_sort Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia
author Monteiro, Sílvia
author_facet Monteiro, Sílvia
Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
Vasconcelos, Rosa
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
Vasconcelos, Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sílvia
Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
Vasconcelos, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Excelência
Professores
Ensino Superior
Engenharia
topic Excelência
Professores
Ensino Superior
Engenharia
description Tendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo, e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/11539
url https://hdl.handle.net/1822/11539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 23:2 (2010) 213-238.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132973826572288