Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiros, Ana Catarina Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9527
Resumo: A investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público.
id RCAP_e9a37f852d60d64a449d60637cdc13fe
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural MalapostaComunicaçãoGeração ZCulturaCentro Cultural MalapostaCommunicationCultureGeneration ZDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público.The research “Promote and publicize cultural events among Generation Z – The case of Centro Cultural Malaposta” aims to reflect on how to promote and publicize cultural events among young adults from Generation Z who live, visit, study or work in the municipality of Odivelas. This study was conducted as part of an internship project, which took place over three months (March to June 2022) at the Centro Cultural Malaposta, in Odivelas, in the Lisbon district. The data was collected out through an analysis that led to the construction of a questionnaire survey. The data obtained during the analysis of the Centre showed that young people are not part of the population that attends the Centro Cultural Malaposta. The results of the questionnaire survey - which aimed to profile Generation Z in Odivelas, in which 101 individuals, aged between 18 and 25, who live or frequent the municipality, took part - revealed that young people are not very connected to Odivelas' culture, nor are they aware of the cultural offer at the Centro Cultural Malaposta. These results led to the need to structure a proposal for a strategic communication plan, specially designed towards this target audience, with the intention of attracting and keeping these young adults as a regular audience of the Cultural Center. The present study, through the reflection carried out and the results obtained, opened up new perspectives and ways of thinking about young people from generation Z and their relationship with Culture in Odivelas, showing the need for intervention at this level, namely establishing partnerships with other institutions in the region, boosting the use of social networks to publicize events and diversifying the cultural offer by targeting this audience.Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzIC-OnlineRibeiros, Ana Catarina Teixeira2024-03-13T13:31:15Z2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9527TID:203551532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:28:23Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:28:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
title Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
spellingShingle Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
Ribeiros, Ana Catarina Teixeira
Comunicação
Geração Z
Cultura
Centro Cultural Malaposta
Communication
Culture
Generation Z
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
title_full Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
title_fullStr Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
title_full_unstemmed Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
title_sort Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
author Ribeiros, Ana Catarina Teixeira
author_facet Ribeiros, Ana Catarina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiros, Ana Catarina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Geração Z
Cultura
Centro Cultural Malaposta
Communication
Culture
Generation Z
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação
Geração Z
Cultura
Centro Cultural Malaposta
Communication
Culture
Generation Z
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2023-12-18T00:00:00Z
2024-03-13T13:31:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9527
TID:203551532
url http://hdl.handle.net/10400.8/9527
identifier_str_mv TID:203551532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547302596771840