Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9527 |
Resumo: | A investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público. |
id |
RCAP_e9a37f852d60d64a449d60637cdc13fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural MalapostaComunicaçãoGeração ZCulturaCentro Cultural MalapostaCommunicationCultureGeneration ZDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público.The research “Promote and publicize cultural events among Generation Z – The case of Centro Cultural Malaposta” aims to reflect on how to promote and publicize cultural events among young adults from Generation Z who live, visit, study or work in the municipality of Odivelas. This study was conducted as part of an internship project, which took place over three months (March to June 2022) at the Centro Cultural Malaposta, in Odivelas, in the Lisbon district. The data was collected out through an analysis that led to the construction of a questionnaire survey. The data obtained during the analysis of the Centre showed that young people are not part of the population that attends the Centro Cultural Malaposta. The results of the questionnaire survey - which aimed to profile Generation Z in Odivelas, in which 101 individuals, aged between 18 and 25, who live or frequent the municipality, took part - revealed that young people are not very connected to Odivelas' culture, nor are they aware of the cultural offer at the Centro Cultural Malaposta. These results led to the need to structure a proposal for a strategic communication plan, specially designed towards this target audience, with the intention of attracting and keeping these young adults as a regular audience of the Cultural Center. The present study, through the reflection carried out and the results obtained, opened up new perspectives and ways of thinking about young people from generation Z and their relationship with Culture in Odivelas, showing the need for intervention at this level, namely establishing partnerships with other institutions in the region, boosting the use of social networks to publicize events and diversifying the cultural offer by targeting this audience.Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzIC-OnlineRibeiros, Ana Catarina Teixeira2024-03-13T13:31:15Z2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9527TID:203551532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:28:23Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:28:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
title |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
spellingShingle |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta Ribeiros, Ana Catarina Teixeira Comunicação Geração Z Cultura Centro Cultural Malaposta Communication Culture Generation Z Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
title_full |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
title_fullStr |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
title_full_unstemmed |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
title_sort |
Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta |
author |
Ribeiros, Ana Catarina Teixeira |
author_facet |
Ribeiros, Ana Catarina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiros, Ana Catarina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Geração Z Cultura Centro Cultural Malaposta Communication Culture Generation Z Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação Geração Z Cultura Centro Cultural Malaposta Communication Culture Generation Z Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 2023-12-18T00:00:00Z 2024-03-13T13:31:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9527 TID:203551532 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9527 |
identifier_str_mv |
TID:203551532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547302596771840 |