Conventos da Ordem de Santiago em Palmela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11712
Resumo: Nesta apresentação a autora retoma a argumentação histórica e arqueológica relativa à instalação de um primeiro convento-sede da Ordem de Santiago no castelo de Palmela, nos finais do séc. XII/inícios do XIII. Avança outros indicadores da presença dos freires ao longo das duas centúrias seguintes e quando a cabeça da Ordem passa definitivamente para Palmela e se ordena a construção de um convento dentro do perímetro muralhado, fora da alcáçova. Sublinha-se, para esta fase, a escassez de dados arqueo-arquitectónicos para uma leitura consistente da casa conventual, à excepção da igreja de Santiago e de algumas dependências edificadas no tempo de D. Jorge. O último convento, hoje adaptado a pousada de turismo, é analisado através de uma planta setecentista, de alguma documentação escrita e dos resultados de uma intervenção arqueológica no pátio fronteiro à igreja.
id RCAP_e9abe32691c77a7e4f26a82db33bb124
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conventos da Ordem de Santiago em PalmelaOrdem de SantiagoPalmelaNesta apresentação a autora retoma a argumentação histórica e arqueológica relativa à instalação de um primeiro convento-sede da Ordem de Santiago no castelo de Palmela, nos finais do séc. XII/inícios do XIII. Avança outros indicadores da presença dos freires ao longo das duas centúrias seguintes e quando a cabeça da Ordem passa definitivamente para Palmela e se ordena a construção de um convento dentro do perímetro muralhado, fora da alcáçova. Sublinha-se, para esta fase, a escassez de dados arqueo-arquitectónicos para uma leitura consistente da casa conventual, à excepção da igreja de Santiago e de algumas dependências edificadas no tempo de D. Jorge. O último convento, hoje adaptado a pousada de turismo, é analisado através de uma planta setecentista, de alguma documentação escrita e dos resultados de uma intervenção arqueológica no pátio fronteiro à igreja.Câmara Municipal de Palmela2014-10-27T12:53:35Z2014-10-272009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/11712http://hdl.handle.net/10174/11712porFernandes, Isabel Cristina Ferreira, 2009, «Conventos da Ordem de Santiago em Palmela». As Ordens Militares e as Ordens de Cavalaria entre o Ocidente e o Oriente. Actas do V Encontro sobre Ordens Militares, Câmara Municipal de Palmela, Palmela, p. 583-634.isacrisff@gmail.com709Fernandes, Isabel Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:23.493686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
title Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
spellingShingle Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
Fernandes, Isabel Cristina
Ordem de Santiago
Palmela
title_short Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
title_full Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
title_fullStr Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
title_full_unstemmed Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
title_sort Conventos da Ordem de Santiago em Palmela
author Fernandes, Isabel Cristina
author_facet Fernandes, Isabel Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ordem de Santiago
Palmela
topic Ordem de Santiago
Palmela
description Nesta apresentação a autora retoma a argumentação histórica e arqueológica relativa à instalação de um primeiro convento-sede da Ordem de Santiago no castelo de Palmela, nos finais do séc. XII/inícios do XIII. Avança outros indicadores da presença dos freires ao longo das duas centúrias seguintes e quando a cabeça da Ordem passa definitivamente para Palmela e se ordena a construção de um convento dentro do perímetro muralhado, fora da alcáçova. Sublinha-se, para esta fase, a escassez de dados arqueo-arquitectónicos para uma leitura consistente da casa conventual, à excepção da igreja de Santiago e de algumas dependências edificadas no tempo de D. Jorge. O último convento, hoje adaptado a pousada de turismo, é analisado através de uma planta setecentista, de alguma documentação escrita e dos resultados de uma intervenção arqueológica no pátio fronteiro à igreja.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2014-10-27T12:53:35Z
2014-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11712
http://hdl.handle.net/10174/11712
url http://hdl.handle.net/10174/11712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Isabel Cristina Ferreira, 2009, «Conventos da Ordem de Santiago em Palmela». As Ordens Militares e as Ordens de Cavalaria entre o Ocidente e o Oriente. Actas do V Encontro sobre Ordens Militares, Câmara Municipal de Palmela, Palmela, p. 583-634.
isacrisff@gmail.com
709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Palmela
publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Palmela
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136539300593664