Métodos digitais e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, A. M. M.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sepúlveda, Rita
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131792
Resumo: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
id RCAP_e9b14cf1ac6d8bf72a4bbe8fe11c0f55
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/131792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Métodos digitais e educaçãouma proposta de investigaçãoMétodos digitaisPlataformas digitaisMedia sociaisTecnologia educativaDigital methodsDigital platformsSocial mediaEducational technologyUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020A tecnologia confere potencial no âmbito educacional seja como meio, constituindo um veículo para a aprendizagem, ou como ferramenta, através da qual são disponibilizados conteúdos. É assim natural que, com a presença e o acesso mais amplo à tecnologia, o contexto educacional e as suas dimensões se vão transformando. Numa sociedade na qual um conjunto de atividades diárias são realizadas com recurso à tecnologia e à internet, aquelas que estão relacionadas com a educação não serão exceção, não sendo também exceção que expressões destas transformações sejam partilhadas nos media sociais. As plataformas digitais, nomeadamente os media sociais, têm constituído uma camada comunicacional através da qual reflexos de transformações e de dinâmicas são escutados, lidos, visualizados e passíveis de serem medidos. A tecnologia no contexto educacional é encarada como um possível objeto de estudo. Mais, o recurso à tecnologia para o investigar, surge como uma oportunidade para compreender o potencial e o alcance de novas soluções metodológicas. Neste capítulo, tomámos como objeto empírico o programa do Ministério da Educação português #EstudoEmCasa, lançado em 2020 como resposta à condição pandémica e à suspensão das aulas presenciais. Para compreender de que forma o #EstudoEmCasa é discutido e apropriado nas plataformas sociais, reunimos um conjunto de dados extraídos do Instagram, Twitter e YouTube. Os principais resultados apontam para uma resposta em paralelo às aulas televisionadas, numa espécie de segundo ecrã que gera debate em torno das temáticas, qualidade das aulas, descontextualização, humor e “memetização” do conteúdo do programa, mas também onde se partilham ambientes de estudo e os seus constituintes.Universidade AbertaInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNFlores, A. M. M.Sepúlveda, Rita2022-01-28T23:43:37Z20212021-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion29application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131792por978-972-674-904-2PURE: 36416865https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:58:48Zoai:run.unl.pt:10362/131792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:58:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Métodos digitais e educação
uma proposta de investigação
title Métodos digitais e educação
spellingShingle Métodos digitais e educação
Flores, A. M. M.
Métodos digitais
Plataformas digitais
Media sociais
Tecnologia educativa
Digital methods
Digital platforms
Social media
Educational technology
title_short Métodos digitais e educação
title_full Métodos digitais e educação
title_fullStr Métodos digitais e educação
title_full_unstemmed Métodos digitais e educação
title_sort Métodos digitais e educação
author Flores, A. M. M.
author_facet Flores, A. M. M.
Sepúlveda, Rita
author_role author
author2 Sepúlveda, Rita
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, A. M. M.
Sepúlveda, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos digitais
Plataformas digitais
Media sociais
Tecnologia educativa
Digital methods
Digital platforms
Social media
Educational technology
topic Métodos digitais
Plataformas digitais
Media sociais
Tecnologia educativa
Digital methods
Digital platforms
Social media
Educational technology
description UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-28T23:43:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/131792
url http://hdl.handle.net/10362/131792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-674-904-2
PURE: 36416865
https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545841542430720