Métodos digitais e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131792 |
Resumo: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
id |
RCAP_e9b14cf1ac6d8bf72a4bbe8fe11c0f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Métodos digitais e educaçãouma proposta de investigaçãoMétodos digitaisPlataformas digitaisMedia sociaisTecnologia educativaDigital methodsDigital platformsSocial mediaEducational technologyUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020A tecnologia confere potencial no âmbito educacional seja como meio, constituindo um veículo para a aprendizagem, ou como ferramenta, através da qual são disponibilizados conteúdos. É assim natural que, com a presença e o acesso mais amplo à tecnologia, o contexto educacional e as suas dimensões se vão transformando. Numa sociedade na qual um conjunto de atividades diárias são realizadas com recurso à tecnologia e à internet, aquelas que estão relacionadas com a educação não serão exceção, não sendo também exceção que expressões destas transformações sejam partilhadas nos media sociais. As plataformas digitais, nomeadamente os media sociais, têm constituído uma camada comunicacional através da qual reflexos de transformações e de dinâmicas são escutados, lidos, visualizados e passíveis de serem medidos. A tecnologia no contexto educacional é encarada como um possível objeto de estudo. Mais, o recurso à tecnologia para o investigar, surge como uma oportunidade para compreender o potencial e o alcance de novas soluções metodológicas. Neste capítulo, tomámos como objeto empírico o programa do Ministério da Educação português #EstudoEmCasa, lançado em 2020 como resposta à condição pandémica e à suspensão das aulas presenciais. Para compreender de que forma o #EstudoEmCasa é discutido e apropriado nas plataformas sociais, reunimos um conjunto de dados extraídos do Instagram, Twitter e YouTube. Os principais resultados apontam para uma resposta em paralelo às aulas televisionadas, numa espécie de segundo ecrã que gera debate em torno das temáticas, qualidade das aulas, descontextualização, humor e “memetização” do conteúdo do programa, mas também onde se partilham ambientes de estudo e os seus constituintes.Universidade AbertaInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNFlores, A. M. M.Sepúlveda, Rita2022-01-28T23:43:37Z20212021-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion29application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131792por978-972-674-904-2PURE: 36416865https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:58:48Zoai:run.unl.pt:10362/131792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:58:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos digitais e educação uma proposta de investigação |
title |
Métodos digitais e educação |
spellingShingle |
Métodos digitais e educação Flores, A. M. M. Métodos digitais Plataformas digitais Media sociais Tecnologia educativa Digital methods Digital platforms Social media Educational technology |
title_short |
Métodos digitais e educação |
title_full |
Métodos digitais e educação |
title_fullStr |
Métodos digitais e educação |
title_full_unstemmed |
Métodos digitais e educação |
title_sort |
Métodos digitais e educação |
author |
Flores, A. M. M. |
author_facet |
Flores, A. M. M. Sepúlveda, Rita |
author_role |
author |
author2 |
Sepúlveda, Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, A. M. M. Sepúlveda, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos digitais Plataformas digitais Media sociais Tecnologia educativa Digital methods Digital platforms Social media Educational technology |
topic |
Métodos digitais Plataformas digitais Media sociais Tecnologia educativa Digital methods Digital platforms Social media Educational technology |
description |
UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-28T23:43:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131792 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-674-904-2 PURE: 36416865 https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
29 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545841542430720 |