Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e a inclusão digital?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11605 |
Resumo: | Artigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), realizado online de 10 a 12 de setembro de 2020. |
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Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e a inclusão digital?Plano Nacional de CinemaLiteracia mediáticaInclusão digitalEducaçãoCinemaPortuguese National Film PlanMedia literacyDigital inclusionEducationODS::04:Educação de QualidadeArtigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), realizado online de 10 a 12 de setembro de 2020.Neste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e a inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema. O nosso objetivo é compreender se esta iniciativa pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente integram a ideia de cidadania plena. Os referenciais utilizados no presente estudo indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, além de serem mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Torna-se imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para (sobre)viver numa sociedade altamente mediatizada, que capacite todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola é responsável pelo acompanhamento desta evolução e pela preparação do indivíduo para novos desafios sociais e profissionais, logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática, o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o Plano Nacional de Cinema permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que esta iniciativa governamental constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e da inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.In this text, we propose to reflect about media literacy and digital inclusion in the context of the Portuguese National Film Plan. Our goal is to understand whether this initiative can be a tool for the development of such designs, among other digital and social skills, which are currently required for the idea of a full citizenship. Our benchmarks indicate that, increasingly, world technologies and globalization provide new lifestyles, with the media moving away from traditional physical means and converging to online media, besides being mediated by electronic devices, which become almost like extensions of the human body. This scenario makes adequate preparation essential for the contemporary citizen for the survival in a highly mediated society, that empowers everyone to access new media, for the understanding and critical evaluation of information, and for the creation of content. The School has the responsibility to monitor this evolution and prepare the individual for new social and professional challenges: therefore, it is essential to link media literacy with curriculum and school activities. We checked that the Portuguese National Film Plan allows for carrying out an important work in favor of media literacy and digital inclusion, supporting schools and teachers in the realization of transdisciplinary activities, in which cinema emerges as a media resource. It is therefore possible to conclude that this government initiative is a tool that advocates media literacy and digital inclusion, contributing to the strengthening of digital citizenship and a more inclusive information society.Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)Repositório AbertoPinto, JoãoCardoso, Teresa Margarida LoureiroSoares, Ana Isabel2022-01-06T08:08:40Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11605porPinto J.; Cardoso, T. & Soares, A. I.(2020) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital? In Revista Investigar em Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação I, n. 11-12, 2ª série, (pp. 95-109). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). ISSN 2183-1793.2183-1793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:58.724913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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