Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carolina de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74983
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_e9b2036e6d0e1820e5c676aefa840c63
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesasSustainability in communication and strategy of portuguese companiesComunicaçãoEstratégiaPortugalRelatórios de sustentabilidadeSustentabilidadeCommunicationStrategySustainability reportsSustainabilityCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA sustentabilidade é um conceito cada vez mais discutido na sociedade e nas empresas. No caso das empresas, os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta de comunicação e ajudam a clarificar a forma como o conceito é interpretado e aplicado na comunicação e estratégia das empresas. Desta forma, é necessário analisar de que forma as empresas usam os relatórios de sustentabilidade para identificar e comunicar as suas prioridades e ações em termos de sustentabilidade. Esta pesquisa permite que futuramente se apliquem melhorias, permitindo um real desenvolvimento sustentável para as empresas. O objetivo geral desta pesquisa é explorar a realidade empresarial portuguesa ao nível da sustentabilidade, e entender como este conceito está ou não estrategicamente integrado nas empresas estudadas. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade das 10 empresas que se encontram no topo do PSI-20. Os resultados mostram que em algumas áreas os relatórios de sustentabilidade são produzidos com qualidade, nomeadamente no que diz respeito ao apoio dos altos níveis de gestão e em aspetos da gestão da cadeia de fornecedores bem como da gestão da relação com stakeholders. Mas existe espaço para melhorias noutras áreas, designadamente nas dimensões organizacionais, onde ainda é necessário aprofundar a informação relativa a indicadores transversais, direções futuras e divulgação de não conformidades. Já nas dimensões ambientais, falta implementar a garantia dada por terceiros aos relatórios de sustentabilidade, e abrir a discussão das motivações por detrás da vinculação das iniciativas de sustentabilidade a políticas públicas mais amplas.Sustainability is a concept that is increasingly discussed in society and in companies. In companies sustainability reports are a communication tool and help to clarify how the concept is interpreted and applied in companies' communication and strategy. Thus, it is necessary to analyze how companies use sustainability reports to identify and communicate their priorities and actions in terms of sustainability. This research allows improvements to be applied in the future, allowing real sustainable development for companies. The main goal of this research is to explore the reality of portuguese businesses in terms of sustainability, and to understand how this concept is or is not strategically integrated. In order to do so a content analysis of the sustainability reports of the 10 companies that are at the top of the PSI-20 was carried out. The findings show that in some areas, sustainability reports are produced with quality, namely with regard to the support of high levels of management and aspects of supply chain management as well as the management of the relationship with stakeholders. But there is room for improvement in other areas, namely in the organizational dimensions, where it is still necessary to deepen the information on cross-cutting indicators, future directions and disclosure of non-conformances. Regarding the environmental dimensions the guarantee given by third parties to sustainability reports remains to be implemented, and the discussion of the motivations behind linking sustainability initiatives to broader public policies is still weak.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoSousa, Carolina de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74983por202752968info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:33.537317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
Sustainability in communication and strategy of portuguese companies
title Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
spellingShingle Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
Sousa, Carolina de
Comunicação
Estratégia
Portugal
Relatórios de sustentabilidade
Sustentabilidade
Communication
Strategy
Sustainability reports
Sustainability
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
title_full Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
title_fullStr Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
title_full_unstemmed Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
title_sort Sustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
author Sousa, Carolina de
author_facet Sousa, Carolina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eiriz, Vasco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carolina de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Estratégia
Portugal
Relatórios de sustentabilidade
Sustentabilidade
Communication
Strategy
Sustainability reports
Sustainability
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação
Estratégia
Portugal
Relatórios de sustentabilidade
Sustentabilidade
Communication
Strategy
Sustainability reports
Sustainability
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74983
url http://hdl.handle.net/1822/74983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202752968
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132574544560128