Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4792 |
Resumo: | Atualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino. |
id |
RCAP_e9b37f26d412055ff395d102f8969806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de casoDesportoTurismoTurismo DesportivoEvent TourismSport EventsTourismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino.ABSTRACT: Atualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino.Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Recursos Humanos), 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores.Batista, Maria da Graça CâmaraSousa, Áurea Sandra ToledoRepositório da Universidade dos AçoresFerreira, Ana Rita Amaral2018-08-07T12:04:29Z2018-05-092018-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4792201918471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:01Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:08.226295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
title |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
spellingShingle |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso Ferreira, Ana Rita Amaral Desporto Turismo Turismo Desportivo Event Tourism Sport Events Tourism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
title_full |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
title_fullStr |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
title_sort |
Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso |
author |
Ferreira, Ana Rita Amaral |
author_facet |
Ferreira, Ana Rita Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Maria da Graça Câmara Sousa, Áurea Sandra Toledo Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Rita Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto Turismo Turismo Desportivo Event Tourism Sport Events Tourism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Desporto Turismo Turismo Desportivo Event Tourism Sport Events Tourism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Atualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07T12:04:29Z 2018-05-09 2018-05-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4792 201918471 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4792 |
identifier_str_mv |
201918471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130726432505856 |