Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luíza Beatriz A. M.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151
Resumo: Analisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade. 
id RCAP_e9b4ec36e91560f9aa3756fb2420cf82
oai_identifier_str oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileiraAnalisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade. DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2017-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151DOC On-line; No. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaireDOC On-line; Núm. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaireDOC On-line; No 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaireDOC On-line; N.º 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151/104Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz A. M.2024-03-02T05:26:28Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:56.356600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
title Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
spellingShingle Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
Alvim, Luíza Beatriz A. M.
title_short Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
title_full Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
title_fullStr Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
title_full_unstemmed Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
title_sort Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
author Alvim, Luíza Beatriz A. M.
author_facet Alvim, Luíza Beatriz A. M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luíza Beatriz A. M.
description Analisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151
url https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; No. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire
DOC On-line; Núm. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire
DOC On-line; No 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire
DOC On-line; N.º 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137768992931840