Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151 |
Resumo: | Analisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade. |
id |
RCAP_e9b4ec36e91560f9aa3756fb2420cf82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/151 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileiraAnalisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade. DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2017-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151DOC On-line; No. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaireDOC On-line; Núm. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaireDOC On-line; No 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaireDOC On-line; N.º 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151/104Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz A. M.2024-03-02T05:26:28Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:56.356600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
title |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
spellingShingle |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira Alvim, Luíza Beatriz A. M. |
title_short |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
title_full |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
title_fullStr |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
title_full_unstemmed |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
title_sort |
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira |
author |
Alvim, Luíza Beatriz A. M. |
author_facet |
Alvim, Luíza Beatriz A. M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Luíza Beatriz A. M. |
description |
Analisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151 https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/151/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire DOC On-line; Núm. 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire DOC On-line; No 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire DOC On-line; N.º 22: SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonorities | Sonorités du documentaire 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137768992931840 |