A influência do deficit de atenção na aprendizagem da escrita no 1º ano do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2539 |
Resumo: | Quando entram para a escola, quase todas as crianças já construíram algumas ideias acerca da escrita. É necessário que elas experimentem percursos integradores do que já sabem e propiciadores da descoberta da escrita, tornando-se necessário que na sala de aula surjam múltiplas ocasiões de convívio com a escrita e se criem situações e projectos diversificados que integrem funcionalmente as produções das crianças em circuitos comunicativos. Algumas características comportamentais que os especialistas designam por Deficit de Atenção, têm como consequência diversas formas de insucesso escolar Este estudo irá desenvolver-se a partir de uma revisão de estudos sobre Deficit de Atenção(DDA), tendo como participantes alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e como objectivo verificar se estas características produzem diferenças na aprendizagem da escrita. Quanto aos principais resultados, concluímos que a presença de Distúrbio por Deficit de Atenção não tem capacidade preditora relativamente às variáveis independentes tais como atitudes face à Escrita, natureza das dificuldades, organização, concentração, persistência e capacidade de investigação e comunicação. No entanto, a variável comportamento do aluno revela poder explicativo para todos os modelos de regressão apresentados. |
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A influência do deficit de atenção na aprendizagem da escrita no 1º ano do 1º cicloAprendizagem da escritaLinguagem escritaQuando entram para a escola, quase todas as crianças já construíram algumas ideias acerca da escrita. É necessário que elas experimentem percursos integradores do que já sabem e propiciadores da descoberta da escrita, tornando-se necessário que na sala de aula surjam múltiplas ocasiões de convívio com a escrita e se criem situações e projectos diversificados que integrem funcionalmente as produções das crianças em circuitos comunicativos. Algumas características comportamentais que os especialistas designam por Deficit de Atenção, têm como consequência diversas formas de insucesso escolar Este estudo irá desenvolver-se a partir de uma revisão de estudos sobre Deficit de Atenção(DDA), tendo como participantes alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e como objectivo verificar se estas características produzem diferenças na aprendizagem da escrita. Quanto aos principais resultados, concluímos que a presença de Distúrbio por Deficit de Atenção não tem capacidade preditora relativamente às variáveis independentes tais como atitudes face à Escrita, natureza das dificuldades, organização, concentração, persistência e capacidade de investigação e comunicação. No entanto, a variável comportamento do aluno revela poder explicativo para todos os modelos de regressão apresentados.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumSequeira, José Manuel Baltazar2014-10-31T18:52:02Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:11.799132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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