Caracterização de tintas alquídicas por THM-GC-MS, FTIR in situ e FTIR-μS: estudo da obra "Francisco de Assis" de Álvaro Lapa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8787 |
Resumo: | Tese de mestrado em Química Tecnológica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 |
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Caracterização de tintas alquídicas por THM-GC-MS, FTIR in situ e FTIR-μS: estudo da obra "Francisco de Assis" de Álvaro LapaResinas alquídicasFotoenvelhecimentoFTIRTHM-GC-MSColorimetriaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Química Tecnológica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012O objetivo deste trabalho consistiu na caracterização de tintas alquídicas de qualidade artística de uma marca comercial, identificando-se as suas cargas, pigmentos, e acima de tudo o tipo de resina alquídica, ao mesmo tempo que se pretendia estudar o efeito que cada pigmento tem no envelhecimento geral da tinta. Para tal, recorreu-se a diversas técnicas analíticas, nomeadamente FTIR in situ, FTIR-μS e THM-GC-MS, assim como a ensaios de colorimetria. No fim do trabalho, realizou-se ainda o estudo da obra “Francisco de Assis”, de Álvaro Lapa, com o intuito de se aplicarem essas técnicas analíticas, assim como os conhecimentos adquiridos na caracterização das tintas alquídicas a um caso real. As técnicas analíticas utilizadas permitiram caracterizar todas as tintas analisadas, identificando-as como resinas alquídicas modificadas por óleo (umas curtas e outras médias em óleo), maioritariamente formadas por anidrido ftálico e pentaritritol, o único óleo encontrado confirmado na resina é o óleo de rícino hidrogenado, contudo a sua utilização comum como aditivo, não permite dizer se é este o óleo utilizado na resina ou se será haverá ainda outro óleo. Foi ainda possível identificar os pigmentos presentes. Após 8 semanas de fotoenvelhecimento, a cor alterou pouco e verificou-se que a matriz ácido dibásico + álcool polihídrico, se manteve relativamente estável, enquanto as cadeias de ácidos gordos tendem a degradar-se por autoxidação da tinta, gerando novas ligações cruzadas, endurecendo a tinta, tornando-a quebradiça. As tintas inorgânicas revelaram maior tendência degradativa, associando o aumento de ligações cruzadas, à produção de carboxilatos metálicos ou oxalatos que provocam estalados na superfície. Já as tintas orgânicas aparentam ser mais resistentes a oxidação. Em relação à obra em estudo, aplicando os métodos e conhecimentos adquiridos foi possível identificar pigmentos, cargas e aglutinante de todas as camadas desta obra. No fim, pode-se assinalar todos os objetivos como cumpridos.The main objective in this dissertation was to characterize Alkyd paints for artists from a commercial trademark, identifying their extenders, pigments and principally the type of alkyd resin present, and studying how each pigment affects the total performance of the paint. To achieve this objective the analytical techniques FTIR in situ, FTIR-μs, THM-GC-MS and colorimetry were used. In the last part, Álvaro Lapa’s painting “Francisco de Assis” was studied in order to apply the knowledge and the techniques granted from the commercial paints to a real painting. The final result from the commercial paints showed that all were alkyd oil modified paints (identified as short and medium oil alkyds), composed mainly by phthalic anhydride and pentaerythritol as base monomers. The only oil that I was able to detect was hydrogenated castor oil, however this oil is a common additive for changing the resin properties, so it’s not possible to conclude if this is the oil of the resin of there is another oil used to make the resin. After 8 weeks of photoageing, the color of the paints only changed a bit and the polymeric matrix (dibasic acid + polyhydric alcohol) continued stable. On the other hand, the fatty acid chains suffered oxidative degradation. This process can result in cross-linking formation, making the polymer harder and embrittled. Inorganic paints showed a bigger tendency to became brittle than organic ones, the reason could be the addition effect of cross-linking and generation of metal carboxylates or oxalates, which create breakouts at the surface. In Álvaro Lapa’s “Francisco de Assis” study, using the methods and knowledge granted from the commercial paints, it was possible to identify correctly the pigments, extenders and binders of any layer in the samples of the painting. At the end, all the objectives were accomplished.Lourenço, Maria José Vitoriano, 1969-Frade, José Carlos Patrício dos Santos, 1978-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Denis Manuel de Castro Fernandes dos Santos, 1989-2013-07-12T15:55:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:10.501181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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