Consumer’s acceptance of Mobile Health Technologies in Germany
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22772 |
Resumo: | As equipas de administração da industria farmacêutica acreditam que a digitalização da saúde criará novos segmentos de mercado no futuro, enquanto que a saúde móvel propulsará mudança. Embora a adoção de tecnologias por parte de médicos tenha sido já extensivamente analisada no passado, pouco avanço tem sido feito na identificação de fatores que determinam a intenção de adotar tecnologias móveis de saúde pelos consumidores. Após uma extensiva análise de investigações anteriores, a presente tese adota a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia, estendendo o modelo referido para incluir determinantes de utilidade negativa que possam impedir a adoção de tecnologias móveis de saúde pelos consumidores. O presente estudo concentra-se no mercado alemão e consequentemente, os dados recolhidos por meio de um questionário online dizem respeito a um total de 289 consumidores alemães. Os resultados obtidos através de uma analise PLS-SEM indicam que autoeficácia antecede expectativa de esforço, e que expectativa de desempenho, influência social, condições de facilitação e receio de monitorização são fatores determinantes na intenção de adotar tecnologias móveis relacionadas à saúde por parte dos consumidores. O presente estudo contribui desta forma para a atual investigação da aceitação de tecnologias moveis relacionadas com a saúde por parte de utilizadores no continente Europeu. Os resultados apresentados pretendem ainda constituir uma fonte de informação útil para gestores, profissionais de marketing ou criadores de tecnologias moveis ligadas à saúde, para que possam compreender melhor os fatores mais relevantes na aceitação destas aplicações por parte dos consumidores. Conclui-se que as características utilitárias das aplicações em questão devem ser realçadas, alinhando a sua promoção aos segmentos de mercado adequados e promovendo uma receção positiva pelos consumidores, o que conduzirá a uma maior aceitação de intenção de adotar tecnologias moveis ligadas a saúde. |
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Consumer’s acceptance of Mobile Health Technologies in GermanyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs equipas de administração da industria farmacêutica acreditam que a digitalização da saúde criará novos segmentos de mercado no futuro, enquanto que a saúde móvel propulsará mudança. Embora a adoção de tecnologias por parte de médicos tenha sido já extensivamente analisada no passado, pouco avanço tem sido feito na identificação de fatores que determinam a intenção de adotar tecnologias móveis de saúde pelos consumidores. Após uma extensiva análise de investigações anteriores, a presente tese adota a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia, estendendo o modelo referido para incluir determinantes de utilidade negativa que possam impedir a adoção de tecnologias móveis de saúde pelos consumidores. O presente estudo concentra-se no mercado alemão e consequentemente, os dados recolhidos por meio de um questionário online dizem respeito a um total de 289 consumidores alemães. Os resultados obtidos através de uma analise PLS-SEM indicam que autoeficácia antecede expectativa de esforço, e que expectativa de desempenho, influência social, condições de facilitação e receio de monitorização são fatores determinantes na intenção de adotar tecnologias móveis relacionadas à saúde por parte dos consumidores. O presente estudo contribui desta forma para a atual investigação da aceitação de tecnologias moveis relacionadas com a saúde por parte de utilizadores no continente Europeu. Os resultados apresentados pretendem ainda constituir uma fonte de informação útil para gestores, profissionais de marketing ou criadores de tecnologias moveis ligadas à saúde, para que possam compreender melhor os fatores mais relevantes na aceitação destas aplicações por parte dos consumidores. Conclui-se que as características utilitárias das aplicações em questão devem ser realçadas, alinhando a sua promoção aos segmentos de mercado adequados e promovendo uma receção positiva pelos consumidores, o que conduzirá a uma maior aceitação de intenção de adotar tecnologias moveis ligadas a saúde.Les cadres de l’industrie pharmaceutique attendent de la santé digitale qu’elle fasse apparaître de nouveaux segments de marché, et figurent que la santé sur téléphone mobile sera le vecteur de ce changement. Tandis que l’adoption de la santé mobile du point de vue physiologique a déjà été fréquemment étudiée, peu d’études ont cherché à identifier les facteurs déterminants de l’adoption de cette technologie de santé sur mobile par les consommateurs. Après une large revue de littérature, cette étude appliquera la ‘Unified Theory of Acceptance and Use of Technology’ (UTAUT) et étendra ce modèle aux concepts d'utilité négative qui pourrait empêcher l'adoption de cette technologie. Le marché allemand sera le domaine d’étude. Ainsi, des données issues de consommateurs allemands ont été récoltées grâce à un questionnaire en ligne (n=289). Les résultats tirés du PLS-SEM indiquent que la Self-Efficacy (auto efficacité) est un antécédent de l’Effort-Expectancy (effort attendu) et que les concepts de Performance Expectancy (performance attendue), Social Influence (influence sociale), Facilitating conditions (conditions favorables) et Surveillance Anxiety (anxiété de surveillance) affectent de manière significative l’intention d’adoption des technologies mobiles des consommateurs. L’étude apporte des éléments de recherche supplémentaires sur l’acceptation de la santé sur mobile par les utilisateurs européens. De plus, les résultats apportent des conclusions sur les déterminants de l’acceptation des technologies de m-santé utiles aux développeurs, aux marketeurs et aux managers du secteur de la santé sur mobile. Plus précisément, les paramètres utilitaristes des produits doivent être privilégiés tout en ciblant les early-adopters dans le but d’encourager le bouche-à-oreille qui, enfin, conduira à de plus fortes intentions d’adoption de ces technologies de santé sur mobile.Durisin, BorisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDzimiera, Alexandra Julia2020-02-28T01:30:46Z2017-07-2820172017-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22772TID:201725134enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:56.310083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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