As Perspetivas de Família sob o olhar de pais e filhos com Incapacidade Intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6435 |
Resumo: | Este estudo debruça-se sobre as perceções de família, sua estrutura e dinâmicasde pessoas com incapacidade intelectual. Trata-se de uma temática pouco abordada, de estudos escassos, pois envolve protagonistas com incapacidade intelectual que, na maior parte das vezes, não são ouvidos. É a partir deles que obtemos informações sobre a sua visão de família, seus ideais, apoios, funcionamento, medos e expectativas. É através das suas vivências que ficamos a conhecer a experiência na primeira pessoa da parentalidade e seus desafios.No presente estudo pretende-se dar resposta aos seguintes objetivos: i) analisar as perspetivas dos jovens com incapacidade intelectual sobre família e parentalidade; ii) compreender a forma como pais com incapacidade intelectual experienciam a parentalidade, assim como as dinâmicas relacionais no seio familiar; iii) identificar as barreiras e facilitadores no processo de inclusão da pessoa com incapacidade intelectual no seio familiar e social; iv) compreender medos e expectativas dos jovens/adultos com incapacidade intelectual.Trata-se se um estudo qualitativo e exploratório. Foi utilizada uma amostra por conveniência, composta por vinte jovens/adultos com incapacidade intelectual ligeira/moderada, dez com filhos e dez sem filhos.Os instrumentos de recolha foram a entrevista estruturada e a análise/pesquisa documental. Posteriormente, procedemos à análise de conteúdo dos discursos dos participantes (Bardin, 2011).Os resultados vão ao encontro do que sugere a literatura na defesa da complexidade e desafio constante na parentalidade (Alarcão, 2006), acrescida em indivíduos com incapacidade intelectual (Vonneilich, Ludecke & Kofahl, 2016). No entanto, reiteramos que estes têm o direito à sua autodeterminação e a participar nas respetivas famílias e nos desafios da sociedade, que se quer mais inclusiva, dando primazia aos meios facilitadores e demolindo barreiras. |
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As Perspetivas de Família sob o olhar de pais e filhos com Incapacidade Intelectualfamíliaincapacidade intelectualparentalidadebarreiras e facilitadoresfamilyintellectual disabilityparenthoodbarriers and facilitatorsEste estudo debruça-se sobre as perceções de família, sua estrutura e dinâmicasde pessoas com incapacidade intelectual. Trata-se de uma temática pouco abordada, de estudos escassos, pois envolve protagonistas com incapacidade intelectual que, na maior parte das vezes, não são ouvidos. É a partir deles que obtemos informações sobre a sua visão de família, seus ideais, apoios, funcionamento, medos e expectativas. É através das suas vivências que ficamos a conhecer a experiência na primeira pessoa da parentalidade e seus desafios.No presente estudo pretende-se dar resposta aos seguintes objetivos: i) analisar as perspetivas dos jovens com incapacidade intelectual sobre família e parentalidade; ii) compreender a forma como pais com incapacidade intelectual experienciam a parentalidade, assim como as dinâmicas relacionais no seio familiar; iii) identificar as barreiras e facilitadores no processo de inclusão da pessoa com incapacidade intelectual no seio familiar e social; iv) compreender medos e expectativas dos jovens/adultos com incapacidade intelectual.Trata-se se um estudo qualitativo e exploratório. Foi utilizada uma amostra por conveniência, composta por vinte jovens/adultos com incapacidade intelectual ligeira/moderada, dez com filhos e dez sem filhos.Os instrumentos de recolha foram a entrevista estruturada e a análise/pesquisa documental. Posteriormente, procedemos à análise de conteúdo dos discursos dos participantes (Bardin, 2011).Os resultados vão ao encontro do que sugere a literatura na defesa da complexidade e desafio constante na parentalidade (Alarcão, 2006), acrescida em indivíduos com incapacidade intelectual (Vonneilich, Ludecke & Kofahl, 2016). No entanto, reiteramos que estes têm o direito à sua autodeterminação e a participar nas respetivas famílias e nos desafios da sociedade, que se quer mais inclusiva, dando primazia aos meios facilitadores e demolindo barreiras.This study focus on the family perceptions, their structure and dynamics of people with intellectual disabilities. This topic is not that much addressed and there is little research about this issue because it involves protagonists with intellectual disabilities who, in most cases, are not heard. It is thought them that we obtain information about their family vision, their values, support, operation mode, fears and expectations. Their life experiences provide us first-hand knowledge of the parenthood and its challenges.In this study we intend to provide a response to the following aims: i) analyse the perspectives that the youngsters with intellectual disability have on family and parenthood; ii) understand how parents with intellectual disability experience parenthood along with the family dynamics; iii) identify the obstacles and facilitators in the process of inclusion of the person with intellectual disability within the family as well as socially; iv) understand fears and expectations of youngsters/adults with intellectual disability. It is a qualitative and exploratory study based on only one sample defined for convenience and comprised by twenty youngsters/adults with mild/moderate intellectual disability; ten with and ten without children.The data-gathering methods were the structured interview, the documentary analysis/research.Subsequently, we proceeded to the content analysis of the speeches of the participants (Bardin, 2011).The results meet the needs with what the literature suggests in defense of the complexity and continuous challenges of parenthood (Alarcão, 2006), increased in individuals with intellectual disability (Vonneilich, Ludecke & Kofahl, 2016).Nevertheless, we reiterate that these individuals are entitled to self-determination and to participate in their amilies and in the challenges of society, which wants to be more inclusive, giving prominence to facilitators and whose aim is to tear down barriers.Felizardo, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAdão, Miriam Cláudia Valinho Figueiredo Duque2020-12-15T10:06:49Z2020-09-152020-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6435TID:202555097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:39Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:20.501505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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