A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Susana Isabel de Ascensão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1894
Resumo: Relatório Final apresentado para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ea2b46d332ab701b541f7cd5336e00bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoprofissionalidade docentefunção docentesaber docentepoder e reflexãoinstructor’s professionalisminstructor’s functioninstructor’s knowledgepower and reflectionRelatório Final apresentado para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio dá a conhecer o percurso realizado nos contextos de estágio em jardim-de-infância, 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e creche. O estudo, elaborado uma estudante do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB, pretende analisar a construção da profissionalidade docente, tendo em consideração as dimensões - função, saber, poder e reflexividade - definidas por Roldão (1998). A metodologia seguida é de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, tendo sido adotado o design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos durante os estágios através dos diários de bordo e depois analisados tendo por base a fundamentação teórica. As principais conclusões do estudo são a importância do trabalho colaborativo, do aprofundamento dos conhecimentos teóricos aquando da preparação das intervenções e, por fim, a análise questionadora e pró-ativa realizada à ação pedagógica. Como estudo futuro propõe-se o mesmo tipo de análise no ano de indução.This internship report allows you to know the route taken in the internship contexts of Kindergarten school, primary school (1º Ciclo do Ensino Básico - CEB) and children’s daycare. The study, made by a student of the master’s degree in “Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB” aims at the analysis of the construction of the instructor’s professionalism having in consideration the dimensions – function, knowledge, power and reflexivity – defined by Roldão (1998). The followed methodology is of qualitative, descriptive and interpretative natures and the adopted design was the one of investigation-action. The data was collected during the internships through the logbooks and then analyzed at the light of the theoretical grounding. The first conclusions of the study are the importance of the collaborative work, of the deepening of theoretical knowledge when preparing the interventions and, finally, the questioning and pro-active analysis conducted to the pedagogical action. As further study the same type of analysis is proposed at the induction year.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGodinho, Susana Isabel de Ascensão2017-08-25T15:59:40Z2013-12-112013-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1894TID:201152193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:11Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.970097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Godinho, Susana Isabel de Ascensão
profissionalidade docente
função docente
saber docente
poder e reflexão
instructor’s professionalism
instructor’s function
instructor’s knowledge
power and reflection
title_short A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Godinho, Susana Isabel de Ascensão
author_facet Godinho, Susana Isabel de Ascensão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Susana Isabel de Ascensão
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalidade docente
função docente
saber docente
poder e reflexão
instructor’s professionalism
instructor’s function
instructor’s knowledge
power and reflection
topic profissionalidade docente
função docente
saber docente
poder e reflexão
instructor’s professionalism
instructor’s function
instructor’s knowledge
power and reflection
description Relatório Final apresentado para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
2013-12-11T00:00:00Z
2017-08-25T15:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1894
TID:201152193
url http://hdl.handle.net/10400.15/1894
identifier_str_mv TID:201152193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030441009152