Uso de estratégias visuais e verbais em adultos com queixas de memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espino, Yamisel Chong
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2587
Resumo: O envelhecimento normal traz consigo um conjunto de mudanças neurofuncionais que podem estar na origem das queixas cognitivas subjetivas, principalmente focadas na memória, verificadas nesta população. Utilizar programas de treino cognitivo parece ser um fator protetor contra o declínio cognitivo associado à idade; no entanto, alguns destes programas parecem precisar da ativação das áreas cerebrais afetadas pelo envelhecimento. Neste estudo propomo-nos avaliar se o uso de um programa que combine estratégias verbais e visuais pode melhorar a eficácia nos rendimentos mnésicos em adultos com queixas cognitivas subjetivas sem perturbação neurocognitiva major. Uma amostra de 35 adultos com idades compreendidas entre 51 e 93 anos participaram neste estudo. Todos eles, após assinarem um consentimento informado, foram avaliados com uma prova de rastreio cognitivo, uma escala de depressão geriátrica, um teste de aprendizagem verbal e uma escala de queixas subjetivas da memória, antes e depois do treino cognitivo. Encontrámos diferenças estatisticamente significativas nos resultados obtidos na prova de recordação livre de longo prazo bem como no rastreio cognitivo nos participantes do grupo experimental. O uso combinado de estratégias verbais e visuais pode beneficiar a função mnésica, mas não alivia as queixas cognitivas subjetivas típicas do envelhecimento.
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