Identidade, desvio e reputação no grupo de pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Martins, José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos Gomes, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1039
Resumo: O grupo de pares contribui de uma forma decisiva para o processo de identidade social que constitui, por seu lado, a coluna vertebral do auto-conceito. Assim, todos os processos grupais passam pela conformidade às normas, pelas relações com outros grupos e por uma avaliação positiva ou negativa de si próprios. No caso dos grupos anti-normativos a má reputação poderá ser uma estratégia estereotipada de reestruturação da identidade social quando a auto-estima e o auto-conceito dos indivíduos se encontram ameaçados.
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spelling Identidade, desvio e reputação no grupo de paresIdentidade, desvio e reputação no grupo de paresIdentidade, desvio e reputação no grupo de paresIdentidade, desvio e reputação no grupo de paresArtigo de fundoO grupo de pares contribui de uma forma decisiva para o processo de identidade social que constitui, por seu lado, a coluna vertebral do auto-conceito. Assim, todos os processos grupais passam pela conformidade às normas, pelas relações com outros grupos e por uma avaliação positiva ou negativa de si próprios. No caso dos grupos anti-normativos a má reputação poderá ser uma estratégia estereotipada de reestruturação da identidade social quando a auto-estima e o auto-conceito dos indivíduos se encontram ameaçados.The group of pairs contributes in a decisive manner for the process of social identity that constitutes, in turn, the vertebral column of the self-concept. Thus, all group processes imply conformity with the norms, relations with other groups and a positive or negative evaluation of itself. In the case of anti-normative groups, bad reputation can be a stereotyped strategy for the reorganization of social identity, whenever the self-esteem and the selfconcept of the individuals are threatened.O grupo de pares contribui de uma forma decisiva para o processo de identidade social que constitui, por seu lado, a coluna vertebral do auto-conceito. Assim, todos os processos grupais passam pela conformidade às normas, pelas relações com outros grupos e por uma avaliação positiva ou negativa de si próprios. No caso dos grupos anti-normativos a má reputação poderá ser uma estratégia estereotipada de reestruturação da identidade social quando a auto-estima e o auto-conceito dos indivíduos se encontram ameaçados.The group of pairs contributes in a decisive manner for the process of social identity that constitutes, in turn, the vertebral column of the self-concept. Thus, all group processes imply conformity with the norms, relations with other groups and a positive or negative evaluation of itself. In the case of anti-normative groups, bad reputation can be a stereotyped strategy for the reorganization of social identity, whenever the self-esteem and the selfconcept of the individuals are threatened.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1039por2182-29130873-819XSoares Martins, JoséSantos Gomes, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:35:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:23.951184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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