Definição de Estratégias de Comunicação e Reposicionamento: Caso de Estudo da Província de Cabo Delgado, Moçambique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5876 |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema de fundo o reposicionamento e estratégias de comunicação. O objetivo geral é definir o reposicionamento e respectivas estratégias de comunicação, de modo a melhorar a imagem e atrair visitantes, para a Província de Cabo Delgado em Moçambique. Para concretizar o objectivo recorremos à revisão de literatura aprofundada, análise documental, benchmarking e recolha de dados através de um guião de entrevista, orientado e estruturado, junto dos operadores turísticos, do governo da província de Cabo Delgado e do INATUR. Para o tratamento das informações recolhidas das entrevistas recorremos a uma ferramenta de análise de conteúdo: Computer Assisted Qualitative Data Analysis (CAQDAS). Foi realizado igualmente um estudo comparativo entre vários destinos turísticos de vários países para perceber que estratégias de comunicação e de reposicionamento foram adoptadas para promover e melhorar a imagem dos seus destinos. Com base nas informações recolhidas verificamos que a província de Cabo Delgado não dispõe de um plano de comunicação nem de reposicionamento para a promoção e melhorar a sua imagem enquanto destino turístico. Foi proposto um plano de estratégias de comunicação e de reposicionamento, com base no benchmarking, analisando profundamente as melhores práticas adoptadas em New Orleans, Madeira, Açores e Montenegro como, por exemplo, investimentos em comunicação, publicidade nos mídias digitais, adopção de um modelo integrado que inclui a combinação do ambiente natural com a cultura e a gastronomia local, aposta em personalidades reconhecidas na difusão de informações positivas que consigam atrair visitantes de novo, criar instituições específicas para regular e promover a província de Cabo Delgado como um destino turístico favorável e seguro neste sector. Concluímos ainda que depois do término do conflito entre as forças governamentais e os insurgentes do terrorismo, a província de Cabo Delgado terá que aplicar muitos investimentos em Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC´s) para “apagar” a imagem negativa que os visitantes tem hoje sobre o destino. |
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Definição de Estratégias de Comunicação e Reposicionamento: Caso de Estudo da Província de Cabo Delgado, MoçambiqueEstratégias de MarketingReposicionamentoEstratégias de ComunicaçãoBenchmarkingProvíncia de Cabo DelgadoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação tem como tema de fundo o reposicionamento e estratégias de comunicação. O objetivo geral é definir o reposicionamento e respectivas estratégias de comunicação, de modo a melhorar a imagem e atrair visitantes, para a Província de Cabo Delgado em Moçambique. Para concretizar o objectivo recorremos à revisão de literatura aprofundada, análise documental, benchmarking e recolha de dados através de um guião de entrevista, orientado e estruturado, junto dos operadores turísticos, do governo da província de Cabo Delgado e do INATUR. Para o tratamento das informações recolhidas das entrevistas recorremos a uma ferramenta de análise de conteúdo: Computer Assisted Qualitative Data Analysis (CAQDAS). Foi realizado igualmente um estudo comparativo entre vários destinos turísticos de vários países para perceber que estratégias de comunicação e de reposicionamento foram adoptadas para promover e melhorar a imagem dos seus destinos. Com base nas informações recolhidas verificamos que a província de Cabo Delgado não dispõe de um plano de comunicação nem de reposicionamento para a promoção e melhorar a sua imagem enquanto destino turístico. Foi proposto um plano de estratégias de comunicação e de reposicionamento, com base no benchmarking, analisando profundamente as melhores práticas adoptadas em New Orleans, Madeira, Açores e Montenegro como, por exemplo, investimentos em comunicação, publicidade nos mídias digitais, adopção de um modelo integrado que inclui a combinação do ambiente natural com a cultura e a gastronomia local, aposta em personalidades reconhecidas na difusão de informações positivas que consigam atrair visitantes de novo, criar instituições específicas para regular e promover a província de Cabo Delgado como um destino turístico favorável e seguro neste sector. Concluímos ainda que depois do término do conflito entre as forças governamentais e os insurgentes do terrorismo, a província de Cabo Delgado terá que aplicar muitos investimentos em Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC´s) para “apagar” a imagem negativa que os visitantes tem hoje sobre o destino.Jorge, João Paulo da Conceição SilvaIC-OnlineBijal, Danila Osmane2021-07-052021-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5876TID:202744108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:51:56Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:15.839888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação tem como tema de fundo o reposicionamento e estratégias de comunicação. O objetivo geral é definir o reposicionamento e respectivas estratégias de comunicação, de modo a melhorar a imagem e atrair visitantes, para a Província de Cabo Delgado em Moçambique. Para concretizar o objectivo recorremos à revisão de literatura aprofundada, análise documental, benchmarking e recolha de dados através de um guião de entrevista, orientado e estruturado, junto dos operadores turísticos, do governo da província de Cabo Delgado e do INATUR. Para o tratamento das informações recolhidas das entrevistas recorremos a uma ferramenta de análise de conteúdo: Computer Assisted Qualitative Data Analysis (CAQDAS). Foi realizado igualmente um estudo comparativo entre vários destinos turísticos de vários países para perceber que estratégias de comunicação e de reposicionamento foram adoptadas para promover e melhorar a imagem dos seus destinos. Com base nas informações recolhidas verificamos que a província de Cabo Delgado não dispõe de um plano de comunicação nem de reposicionamento para a promoção e melhorar a sua imagem enquanto destino turístico. Foi proposto um plano de estratégias de comunicação e de reposicionamento, com base no benchmarking, analisando profundamente as melhores práticas adoptadas em New Orleans, Madeira, Açores e Montenegro como, por exemplo, investimentos em comunicação, publicidade nos mídias digitais, adopção de um modelo integrado que inclui a combinação do ambiente natural com a cultura e a gastronomia local, aposta em personalidades reconhecidas na difusão de informações positivas que consigam atrair visitantes de novo, criar instituições específicas para regular e promover a província de Cabo Delgado como um destino turístico favorável e seguro neste sector. Concluímos ainda que depois do término do conflito entre as forças governamentais e os insurgentes do terrorismo, a província de Cabo Delgado terá que aplicar muitos investimentos em Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC´s) para “apagar” a imagem negativa que os visitantes tem hoje sobre o destino. |
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